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Quase metade dos jovens brasileiros baixa música sem pagar

O estudo também mostrou que 26% deles preferem ouvir suas músicas preferidas por meio de sites

Uma pesquisa do Habbo Hotel, comunidade virtual voltada para o público infanto-juvenil, revelou que 41% dos jovens brasileiros baixam música na internet sem pagar. O estudo também mostrou que 26% deles preferem ouvir suas músicas preferidas por meio de sites, enquanto 17% pagam para baixá-las. Apenas 14% dos brasileiros afirmaram que ainda compram CDs.

De acordo com a pesquisa online – feita com 47.057 pessoas, 41% delas (19.096) do Brasil – 32% dos adolescentes se interessam pelas músicas que estão nas paradas de sucesso das rádios, enquanto 26% são influenciados pelos amigos. Apenas 8% disseram que a leitura de jornais e revistas ajuda na escolha de uma música.

A pesquisa também mostrou a influência das redes sociais sobre a escolha dos jovens em relação às músicas: 53% dos adolescentes brasileiros disseram que costumam dar dicas de músicas por meio dos sites de relacionamento.

Já 23,5% dos entrevistados contaram que publicam frequentemente em suas páginas nas redes sociais dicas de música, contra 23,3% que nunca deram dicas aos amigos pela internet.

Disponível em 31 países nos cinco continentes, o Habbo é uma comunidade virtual usada por adolescentes entre 13 e 17 anos que conta com 178 milhões de personagens criados, com visitas de 15 milhões de usuários individuais a cada mês.

Para participar da comunidade, eles criam um personagem online chamado Habbo e podem escolher sexo, cabelo, roupas, sapatos e acessórios. Depois, podem explorar os vários ambientes e acontecimentos do hotel, fazer novas amizades, participar de vários jogos, decorar seus quartos, criar atividades com os amigos e opinar sobre vários assuntos.

A versão em português da comunidade conta com brasileiros e portugueses desde fevereiro de 2006 e tem mais de 27 milhões de personagens, com cerca de 800 mil novos hóspedes por mês e 17 milhões de visitas mensais.