Veículos de Comunicação

Polícia

Alunos soldados do Corpo de Bombeiros começam hoje atividade prática nos quartéis

Os alunos serão direcionados para cumprir expediente nos quartéis da cidade de origem. Muitos dos que estão sendo capacitados são de cidades do interior

A partir de hoje (20), os 113 alunos soldados que estão sendo preparados para ingressar no Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul iniciam a realização de atividade prática supervisionada nos quartéis da corporação. Até a primeira quinzena de janeiro, a turma estará de recesso das aulas no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (Cfap/Corpo de Bombeiros), na Capital, e irá a campo com as equipes de profissionais que já atuam nas diversas missões dos bombeiros.

De acordo com o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Ociel Ortiz Elias, os alunos participarão como acompanhantes do atendimento às ocorrências, em todos os tipos de atividades, desde combate a incêndio, atendimento pré-hospitalar e socorros diversos. A participação vai ser supervisionada por oficiais comandantes das unidades.

“É uma etapa importante da formação. Eles já tiveram todos os ensinamentos teóricos e aulas práticas no centro de formação, e agora sairão pela primeira vez para a ocorrência real. É uma fase pela qual o aluno tem que passar e que é de grande valor para o conhecimento da realidade do trabalho”, explica o comandante.

Os alunos serão direcionados para cumprir expediente nos quartéis da cidade de origem. Muitos dos que estão sendo capacitados são de cidades do interior. O aluno que residir em cidade onde não há unidade do Corpo de Bombeiros prestará serviço na localidade mais próxima.

Os 113 alunos – 99 homens e 14 mulheres – que estão sendo formados para se tornarem soldados do Corpo de Bombeiros iniciaram no dia 1º de setembro um curso de 40 semanas, com 21 disciplinas. Serão 1.400 horas/aula até a conclusão, prevista para junho de 2011.

 Do total da carga horária, 300 horas serão de estágio. De acordo com o comandante do Cefap, major Robinson Aparecido Moreira, no primeiro mês de curso a ambientação e adaptação incluíram visitas às unidades dos bombeiros em Campo Grande, onde puderam acompanhar demonstração de instruções como de salvamento e de combate a incêndio.

Até este mês de dezembro, prosseguirão as aulas teóricas das disciplinas obrigatórias que vão preparar os futuros bombeiros para ir a campo. A partir desta segunda-feira (20), eles começarão a compor as guarnições, tendo contato real com as ocorrências, em estágios supervisionados por sargentos e oficiais. À medida que a capacitação for avançando, os novos soldados serão gradativamente direcionados para atuação em atividades que envolvem mais risco.