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Educação especial e inclusiva cresce em MS

Segundo o Censo 2008, o número de alunos com necessidades especiais incluídos em classe comum aumentou em 30,5%

Com o movimento da Educação para Todos e a política de inclusão, onde está previsto que todas as pessoas têm o direito de estar na escola, independente de sua ideologia, opção sexual, religiosa, classe social, etnia ou deficiência e a escola deve se preparar para recebê-los, o Governo do Estado está investindo na melhoria da educação especial nas escolas estaduais.

Segundo o Censo 2008, o número de alunos com necessidades especiais incluídos em classe comum aumentou em 30,5%. Atualmente, o Estado tem 1.358 alunos com deficiências e altas habilidades/superdotação, matriculados no ensino regular incluídos na classe comum.

A Secretaria de Estado de Educação (SED) vem seguindo as deliberações emanadas do Conselho Estadual de Educação, que indica a questão do quantitativo de alunos em sala de aula, além das resoluções desta Secretaria que orientam as Escolas Estaduais.

Projetos da Coordenadoria de Educação Especial

Em 2009, a SED tem como metas: distribuição de mobiliário adaptado para alunos com paralisia cerebral; acessibilidade nas escolas como rampas, banheiros adaptados, piso tátil, bebedouros, entre outros; atendimento educacional especializado de brinquedoteca, sala de recursos para deficiente intelectual, visual, auditivo, multifuncional, enriquecimento curricular; projeto de educação profissional/ inserção no mercado de trabalho para alunos com deficiências acima de 16 anos e o investimento nos Núcleos de Educação Especial, com profissionais que fazem avaliação, encaminhamento e acompanhamento aos alunos e orientação aos professores desses alunos, em todos os municípios.

 O Governo mantém cursos de Libras realizados em parceria com 50 municípios para a comunidade, família, professores e alunos surdos; o professor itinerante em classe comum para alunos com paralisia cerebral e domiciliar para alunos que estão impossibilitados de frequentarem a escola por motivo de doença a partir de 30 dias; as Classes Hospitalares em 5 hospitais do Estado para atender os alunos que ficam internados; intérpretes para os alunos surdos matriculados; Guias – intérpretes para os alunos surdocegos e os  Núcleos de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação, que realizam avaliação, identificação do alunos com altas habilidades/superdotação, bem como acompanhamento a família, aluno e escola.

O Centro de Apoio ao deficiente visual – CAP/DV vem realizando o acompanhamento aos alunos com deficiência visual, orientação e cursos nas escolas, adaptação de materiais para baixa visão e transcrição de livros em Braille para alunos cegos; o Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento as Pessoas com Surdez-CAS desenvolve a política de educação para surdos promovendo a formação continuada em LIBRAS aos profissionais e alunos surdos, orienta a família e a comunidade e o Centro Estadual de Atendimento a Diversidade – CEAD oferece atendimento aos alunos com necessidades especiais matriculados na Rede Estadual. Além disso, a SED prevê a formação Continuada em Educação Especial para professores que atuam com alunos com deficiência.