Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Polícia prepara alunos para situações de risco

As matérias, previstas na grade do curso, são ministradas por quatro instrutores da corporação

Os alunos do curso de formação de soldados da Polícia Militar estão recebendo, desde o começo da semana, instruções sobre gerenciamento de crises. As matérias são ministradas por quatro policiais militares da Companhia Independente de Gerenciamento de Crises e Operações Especiais (Cigcoe), de Campo Grande.
De acordo com o comandante do 2º BPM, o tenente-coronel Washington Geraldo de Oliveira, o treinamento, iniciado na segunda-feira (9), é essencial para a formação do policial militar. “Estas instruções são diferentes. O policial, neste caso o aluno, é levado ao total stress. Tudo isso para que, na pior situação possível, ele consiga manter o autocontrole e pensar rapidamente sob pressão, como um seqüestro, um assalto com refém, uma rebelião e outros”, diz.
O capitão da Cigcoe, Wagner Ferreira da Silva concorda, e completa: “Levamos o aluno ao stress físico e psicológico, seja nas aulas práticas ou teóricas, para simular o que ele vai encontrar pela frente, e fornecer meios para que ele saiba, de imediato, o que fazer. Numa decisão rápida, e correta”.
O treinamento realizado pelos policiais da Cigcoe é dividido, basicamente, em três etapas: gerenciamento de crises, operações especiais e controle de distúrbios civis. Cada uma dessas matérias, conta com suas ramificações, como: procedimentos operacionais com explosivos, patrulhamento tático, táticas em dupla, entre outros.
 “Dentro da Cigcoe há quatro especialidades. Para ministrar estes cursos, é convocado cada policial dentro de sua especialidade. Para se ter uma base, um dos nossos instrutores que está aqui é o mais capacitado pra trabalhar com agentes químicos em todo Estado, matéria esta também prevista na grade”.
O oficial explica que o treinamento ministrado pela Cigcoe é o suficiente para no período de formação dos soldados, mas defende a importância da formação continuada. “Para eles, que não tem experiência ainda, estão se formando, o treinamento é mais que suficiente. Até mesmo porque, se formos além, eles não conseguiriam assimilar. Mas o ideal é que a formação seja continuada, não apenas na polícia como em qualquer outra profissão, se faz necessário esse processo de atualização”.
Para hoje, está prevista a chegada de mais um instrutor, que deverá ministrar as aulas de controle de distúrbios civil.

CURSO

O Curso de Formação de Soldados deverá colocar mais 58 policiais militares nas ruas da Cidade a partir de junho deste ano. Atualmente, a formação, iniciada em setembro do ano passado, está com 65% da grade prevista concluída, como explica o capitão da PM, Paulo Ribeiro, coordenador do curso.
O treinamento da Cigcoe encerra nesta sexta-feira (13). Depois disso, a previsão é que a Companhia siga para a cidade de Aquidauana, onde serão formados mais de 100 policiais militares.