Veículos de Comunicação

Oportunidade

Governo fará reforma geral na concessão de ferrovias

Além da obrigatoriedade de compartilhar suas malhas com os demais operadores, as concessionárias lerão novas metas de desempenho

As concessionárias de ferrovias estão explorando apenas 38% da malha cedida pelo governo – dos 28,8 mil quilômetros administrados pela iniciativa privada, quase 18 mil quilômetros de trilhos não têm a passagem de uma composição por dia. Insatisfeitos com esses números e com o custo do frete, o governo e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) preparam a maior reforma do setor desde a privatização da Rede Ferroviária Federal (RFFSA), em 1996.

Além da obrigatoriedade de compartilhar suas malhas com os demais operadores, as concessionárias lerão novas metas de desempenho. As metas, hoje estabelecidas para o conjunto da malha operada pela concessionária, serão fixadas para cada trecho dentro de uma mesma concessão. A percepção da ANTT e do Ministério dos Transportes é que as concessionárias privilegiam regiões de maior demanda e deixam semiabandonados 62% de seus trilhos, prejudicando principalmente pequenos e médios usuários.

A associação das concessionárias critica as propostas. Segundo a entidade, pelo menos 4 mil quilômetros cedidos ao setor privado não têm viabilidade econômica e o compartilhamento das redes vai inibir os investimentos.