Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Volta a ser realizada Ginástica Laboral para servidores

Pesquisa comprovou que atividade física colabora na qualidade de vida dos servidores

São apenas dez (10) minutos diários de atividades físicas que são realizadas dentro do próprio ambiente de trabalho. O tempo parece pouco, mas os benefícios são inúmeros.

Benefícios esses, que serão novamente usufruídos pelos mais de dois mil e quinhentos (2.500) funcionários públicos municipais. A Ginástica Laboral voltou a ser aplicada dentro da Administração Municipal.

Após uma pesquisa detalhada, os resultados apontavam não somente o grande interesse dos servidores pela continuidade do trabalho, como também as melhorias na qualidade de vida dos servidores.

“Voltamos a realizar a Ginástica Laboral. Após uma pesquisa comprovamos a sua eficácia tanto para saúde do servidor como para um melhor desenvolvimento de sua jornada de trabalho”, explicou Walter da Silva Dias, um dos técnicos responsáveis pelo Projeto, que é realizado pelo Departamento de Vigilância e Saúde da Secretaria de Saúde.

O retorno do projeto, que foi implantado em março de 2008, será acompanhado por um (01) coordenador e dois (02) consultores, sendo um (01) professor e um (01) fisioterapeuta. As atividades físicas serão realizadas cinco vezes por semana, com duração de dez (10) minutos. Todos os setores da Administração Municipal poderão realizar a atividade.

Um dos principais objetivos da Ginástica Laboral, além de trazer ao servidor uma melhor qualidade de vida, é permitir que o funcionário tenha acesso a ações práticas de atividades físicas.

“Queremos, através da Ginástica Laboral, disponibilizar aos servidores hábitos saudáveis, dessa forma, conseguimos reduzir os riscos de doenças e prevenir o aparecimento de lesões musculares ligadas ao trabalho”, ressalta o técnico.

Pesquisa

Uma pesquisa realizada pela Secretaria de Saúde apontou dados importantes que ajudaram a nortear o Projeto. Alguns resultados mostram ainda o índice de satisfação dos servidores municipais.

Através de equiparações, a pesquisa apontou os seguintes resultados:
Antes da realização da Ginástica Laboral 52% dos servidores disseram que sentiam algum tipo de dor durante a jornada de trabalho. Após o início da Ginástica Laboral, esse percentual caiu para 25%.

Já com relação a satisfação, o gráfico apontou que 94% dos servidores querem continuar realizando a Ginástica Laboral pois estão satisfeitos com o resultado obtido.

“Com base nesses dados vamos continuar realizando a Ginástica Laboral. Ficamos felizes com os resultados, afinal o objetivo dele está sendo alcançado. Iniciamos o projeto para melhorar a qualidade de vida dos servidores, e isso está acontecendo”, comenta.

O Projeto

O Projeto nasceu da liberação de uma verba oriunda do Ministério da Saúde.
No ano de 2007, aproximadamente duzentos (200) Municípios foram agraciados com esse recurso para desenvolver algum tipo de Projeto.

Três Lagoas optou por desenvolver o Projeto de Ginástica Laboral. De acordo com um levantamento feito pela própria Secretaria de Saúde, Três Lagoas é o primeiro Município a desenvolver esse trabalho com a utilização dessa verba.
“Quando soubemos que a Secretaria ia ser contemplada com a verba, logo pensamos em colocar em prática a Ginástica Laboral. Até onde temos conhecimento, somos o único Município que colocou em prática esse Projeto. Dentro das nossas expectativas, já conseguimos alcançar resultados satisfatórios”, finaliza.

O que é Ginástica Laboral

Ginástica Laboral é a arte de exercitar o corpo no ambiente funcional com o intuito de desenvolver o mesmo e a mente do trabalhador para sua jornada de trabalho.

Tem como objetivo minimizar os impactos negativos oriundos do sedentarismo na vida e na saúde do trabalhador.