Veículos de Comunicação

3

Kemp diz que População está aterrorizada com violência

As críticas foram feitas pelo deputado estadual Pedro Kemp (PT), que ocupou a tribuna nesta quarta-feira

A população está aterrorizada, intranquila e apavorada com a violência em Mato Grosso do Sul. Deputados de oposição criticaram o governador André Puccinelli (PMDB) por não tomar medidas para combater a criminalidade nos últimos dois anos, enquanto aliados destacaram os investimentos feitos pelo Governo no setor.

As críticas foram feitas pelo deputado estadual Pedro Kemp (PT), que ocupou a tribuna nesta quarta-feira para criticar o aumento no número de assaltos e sequestros relâmpagos na Capital e no interior do Estado. "Os assaltantes estão agindo livremente nos bairros", alertou. Contou casos de moradores que estão sendo assaltados em pontos de ônibus e a luz do dia no Bairro Maria Aparecida Pedrossian.

Kemp citou matérias de jornais, de que somente na segunda-feira, Campo Grande registrou quatro roubos e um sequestro relâmpago. Comentou o caso do sequestro da filha do prefeito de Rio Brilhante e de vítimas feitas reféns em Coronel Sapucaia, Dourados, Nova Alvorada do Sul, entre outros. "A população de Três Lagoas pede socorro na segurança pública", destacou, frisando o pesado desenvolvimento industrial sofrido por aquele município.

Paulo Duarte (PT) reforçou às críticas ao comentar a falta de policiamento nas saídas das escolas públicas, onde diretores e trabalhadores estariam sendo alvo de criminosos. Ele disse que em Corumbá a situação só não está pior graças à Guarda Municipal, composta por 240 profissionais, que vem susbstituindo a Polícia Militar no atendimento do 190 e no atendimento das ocorrências. Para o petista, o Governo não pode ficar falando em Copa do Mundo em 2014, se não consegue oferecer o básico ao cidadão.

Para Zé Teixeira (DEM), o aumento da violência em Mato Grosso do Sul é um reflexo da situação brasileira. Ele defendeu mais investimentos do Governo federal e reforço às administrações estaduais. Para Kemp, o Governo Lula já ajuda Puccinelli na área. Ele cobrou investimentos em segurança pública, no aumento da estrutura e na contratação de mais servidores. Na sua avaliação, continuam os problemas de falta de pessoal e de infra-estrutura das polícias Civil e Militar.

GOVERNO – O vice-líder e o líder do Governo na Casa, respectivamente, os deputados estaduais Márcio Fernandes (PSDB) e Youssif Domingos (PMDB) reagiram às críticas da oposição. Citaram a contratação de 1,5 mil policiais militares, compra de armamentos e de 603 viaturas como medidas adotadas pelo governador para resolver o problema da segurança pública.

Fernandes criticou a gestão petista de José Orcírio Miranda dos Santos, o Zeca do PT. "O André pegou no Estado um caos na segurança pública, não tinha viatura", criticou. "O Governo está fazendo a sua parte", frisou. Domingos afirmou que irá levantar números para promover um debate sobre a situação e fazer um diagnóstico das causas do aumento da violência.

Para Kemp, o Governo tem recursos disponíveis, mas não está priorizando os investimentos em segurança pública. Como exemplo, ele citou a aquisição de uniformes para os cerca de 310 mil alunos da rede pública estadual.