Veículos de Comunicação

Variedades

Diminua os cabelos brancos

O reflexo inverso deixa um resultado natural, rejuvenesce e, para melhorar, você continua grisalho ? coisa que as mulheres adoram

Os cabelos brancos estão tomando conta da sua cabeça e, é verdade, eles te deixam mais envelhecido. E existe um meio termo entre tingir as madeixas e ficar com a cabeça branca, o reflexo inverso, ou luzes invertidas.

O resultado é natural, rejuvenesce e, para melhorar, você continua grisalho – coisa que as mulheres adoram! O processo é parecido com o reflexo das mulheres: são feitas algumas mexas, porém, de cor escura, para diminuir os brancos, sem ficar com aquela aparência de tingido.

Fica muito natural. Tenho vários clientes que nem os amigos percebem. Como os fios tingidos ficam no meio da cabeça, não cria aquele aspecto de ‘raiz crescida’”, diz o cabeleireiro Marcos Corazza, do salão Gilberto Cabeleireiros, em São Paulo. Quem diz o mesmo é Márcio Mello, hairstylist do salão Éclat, no Rio de Janeiro. “É ótimo. Fica um grisalho natural e dá uma rejuvenescida. Essa técnica não provoca o choque da tintura”.

Para Coraza, se o cliente é um rapaz novo e tem fios brancos, pode usar tonalizantes, sem amônia, para cobrir todos os brancos, pois num homem novo, não é comum ser grisalho e ninguém vai notar. “No maduro, essa imagem não combina. Acho muito feio ter todo o cabelo pintado. Os cabelos totalmente tingidos não deixam o homem com aparência de velho, mas sim, de antiquado", brinca.

O tom utilizado para fazer as mexas é o mais próximo à cor natural dos cabelos. “Se o homem tem os fios totalmente brancos, o tom guia é o da sobrancelha. Assim, fica o mais próximo possível do natural”. Nesses casos, de cabelos totalmente brancos, o profissional aconselha fazer as luzes em 50% da cabeça. O procedimento pode ser realizado em fios de qualquer comprimento.

Isso resolve o problema?

Segundo Marcos Coraza, sim. “Os mais velhos com cabelos totalmente pintados ou com aquele aspecto acajú ficam com a aparência até mais envelhecida. Isso não acontece com o reflexo inverso”, diz o profissional. “Rejuvenesce até uns 10 anos”. E ele garante que não estraga o cabelo. “Usamos tonalizantes sem amônia ou peróxido e o produto nem tem contato com o couro cabeludo. O processo não causa, de forma alguma, queda ou alergias”.

Sônia Nesi, do Studio de Beleza Sônia Nesi, no Rio de Janeiro, também acha uma boa opção ao invés de tingir, a menos que os fios brancos sejam muito poucos. “Se você tem pouco cabelo branco, é melhor disfarçar com umas pinceladas de tinta, no tom do cabelo”, ensina.

O hairstylist Glecciano Luz, do Espaço Glecciano Luz, no Rio de Janeiro, diz que alguns homens procuram, sim, a tintura. “Se a vontade é desaparecer com o branco, é aconselhável pintar. Contudo, existe a desvantagem de ficar com um fundo avermelhado. Por outro lado, hoje existem colorações feitas para homens, que o fundo é mais acinzentando”, diz ele.

Atenção à manutenção

Não é necessário ter muitos cuidados para manter o resultado. Mas é bom prestar atenção para que não desbotem rápido, e você ter que fazer novamente. Glecciano aconselha usar um xampu cinza, daqueles desenvolvidos para cabelos grisalhos. “dá brilho e um tom acinzentado aos brancos, aumentando a durabilidade”. Mas atenção: não confunda com aquele xampu que tira o amarelado dos fios brancos.

Outra dica de Glecciano é perder o hábito de lavar a cabeça diariamente. Faça isso em dias alternados. E, se possível, evite muita exposição ao sol. “É bom usar um boné ou um filtro solar especial para cabelos, para não desbotar o contraste”.

Para fazer o retoque, normalmente, o cliente faz a cada vez que corta ou a cada dois cortes. Coraza diz que refazer o processo não faz com que os cabelos fiquem cada vez mais escuros, até que a cabeça esteja toda pintada. “Quando ele apara os fios, o primeiro trabalho é eliminado, não dando acúmulo de tintura”.