Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Público folião se divertiu no Carnalegria 2009

Um público reduzido de foliões foi sentido tanto no Parque de Exposições como na avenida este ano

A edição 2009 do Carnalegria foi de um público reduzido, tanto no Parque de Exposições Joaquim Marques de Souza (palco das cinco noites de folia de momo) quanto na avenida Antônio Trajano, por onde a escola de samba Acadêmicos Unidos de Três Lagoas desfilou.
No parque, por noite, uma média de duas mil pessoas participou dos bailes carnavalescos, garantidos por um forte esquema de segurança composto por policiais militares e guardas particulares contratados para dar tranqüilidade no recinto.
A Banda Veneza agradou o público presente, durante todas as noites. A banda possui mais de dez anos de estrada e é composta por uma equipe de 20 integrantes, entre cantores, bailarinos, músicos e técnicos. Muita marchinha, axé e samba animar os foliões três-lagoenses. “Tá tudo muito bom, a banda é boa, dá para nos divertirmos muito”, comentou a folião Antonia Inácia.
O Carnalegria 2009 também promoveu no domingo e na terça-feira (23), no período da tarde, a matinê no parque de exposições. A mesma banda comandou a festa.
O Carnaval em Três Lagoas também levou divertimento e lazer ao Distrito de Arapuá, cuja comunidade brincou nas matinês e bailes promovidos no centro comunitário do Distrito.
Mas, muita gente preferiu viajar para outras cidades durante o período carnavalesco. Um dos destinos foi Paranaíba, cujo carnaval é considerado um dos melhores do Bolsão Sul-mato-grossense. “Eu não tenho o que reclamar, as vendas foram boas, pois muitos preferiram ficar longe da folia do parque”, comentou o comerciante Cláudio que, junto com a esposa Jaqueline e a sogra Marilene, tocam a lanchonete Arena, perto da rodoviária. Segundo ele, o movimento no carnaval foi bom, “principalmente porque esse pessoal de fora [trabalhadores do complexo industrial] prestigiou”.

DESFILE

Embora com um atraso de quase duas horas, a escola de samba “Acadêmicos Unidos de Três Lagoas” fez bonito em sua apresentação na Avenida Antonio Trajano dos Santos na noite de domingo (22). Um público de cerca de 5 mil pessoas, de acordo com a Polícia Militar, compareceu ao local para prestigiar o desfile da escola composta por cinco alas, três carros alegóricos, bateria e os mais de 150 componentes que apresentaram o samba enredo “Três Lagoas no Paraíso Perdido”.
A escola de samba, comandada pelo professor “Tó”, trouxe até a avenida toda a alegria, entusiasmo e concentração de um preparo de meses, incluindo a confecção das alegorias, fantasias, ensaios da bateria, coreografias, composição do samba enredo entre outros detalhes que fizeram do desfile um espetáculo a parte para quem compareceu ao local.
Um dos destaques da apresentação da escola foi a madrinha da bateria que, além de puxar o ritmo da escola, fez o público vibrar com o seu samba e simpatia. O Bloco da Prevenção, da Secretaria de Saúde do Município, chamou a atenção para a prevenção da AIDS com o uso da camisinha.
Além da arara azul como alegoria principal, os carros alegóricos deste ano apresentaram o tema do samba enredo e o Cristo Redentor juntamente com o tereré, considerados símbolos três-lagoenses. Ala das baianas, sambistas e crianças compuseram as demais atrações da escola.
“O desfile na avenida é um incentivo à população para participar das atividades do Carnaval na cidade. É uma forma de se divertir com a família e amigos prestigiando a apresentação da escola que é sempre muito alegre”, destacou Larissa Marques, moradora do bairro Vila Nova.
A três-lagoense Evenir Alves Pereira, do bairro Santa Luzia, conta que acompanha todos os anos o desfile na avenida e se diz comovida com esforço e simpatia transmitidos pelos integrantes. “Eles trazem muita alegria e disposição, e isso faz com que a gente sinta a energia que eles estão nos passando”, avaliou.