Veículos de Comunicação

Oportunidade

Cursos a distância promovidos pelo MJ começam hoje

Neste primeiro ciclo do ano de 2009, das 150 mil vagas oferecidas em todo o País pelo Ministério da Justiça

Profissionais da segurança pública que se inscreveram no 15º ciclo da Rede Nacional de Educação a Distância (EAD), beneficiados ou não pelo projeto Bolsa Formação, devem ficar atentos ao cronograma de atividades estabelecido pelo Ministério da Justiça (MJ), por intermédio da  Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). As aulas dos 38 cursos oferecidos começam hoje (26) em todo o País.

Neste primeiro ciclo do ano de 2009, das 150 mil vagas oferecidas em todo o País pelo Ministério da Justiça, 2.763 serão ocupadas por servidores de Mato Grosso do Sul. Este número representa um aumento de 41,83% se comparado ao ciclo anterior, que registrou 1.948 inscritos do Estado.

          A coordenadora geral de Ensino em Segurança Pública do MJ, Juliana Barroso, acredita que o grande no número de inscritos reflete o interesse destes profissionais em atualizar e até mesmo completar os cursos de formação. “Essa realidade só vem demonstrar a seriedade e eficácia da educação a distância, bem como a necessidade e interesse por parte desses profissionais em continuar estudando.”

         A expansão da EAD vem sendo ainda maior por causa do projeto Bolsa Formação, que prevê o pagamento de R$ 400 para os profissionais de segurança que, no período de um ano, fizerem um dos cursos oferecidos ou reconhecidos pelo Ministério da Justiça. O Bolsa Formação deve beneficiar 225 mil profissionais de segurança pública em todo Brasil.

         Como as atividades são realizadas a distância, os alunos contam com a ajuda de tutores que tiram dúvidas, interagem com a turma, estipulam tarefas e avaliam os trabalhos produzidos. As aulas foram pensadas também para atender policiais que não têm acesso à internet e que poderão participar por meio de 60 telecentros instalados nos estados.

         Este ano a rede EAD conta com 38 cursos distintos. Quatro deles são novos: Convênios, Mediação de Conflitos I, Planejamento Estratégico e Policiamento Orientado para o Problema. O ciclo de formação existe desde 2005 e está em visível processo de expansão. No primeiro ano eram apenas 13 cursos, na última edição foram 33 e hoje já conta com 38 capacitações para os servidores da segurança.

Telecentro

Para utilizar o telecentro da Sejusp é necessário agendar um horário na Superintendência de Políticas de Segurança Pública (SPSP) pelo telefone 3318-6723, das 13 às 17 horas, falar com o coordenador de Operações dos Telecentros de Mato Grosso do Sul, soldado Milton Cesar Machado.

 Interessados em participar dos cursos online poderão se inscrever no 16º ciclo a partir de abril no site www.mj.gov.br/ead .