Veículos de Comunicação

Variedades

Governo do Estado faz programação cultural especial em homenagem ao Dia Internacional da Mulher

A FCMS, em parceria com a Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para a Mulher, homenageia o Dia Internacional da Mulher

A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), em parceria com a Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para a Mulher, homenageia o Dia Internacional da Mulher, comemorado neste domingo (8), com uma programação cultural especial, que inicia nesta quinta-feira (5).

“A cultura tem nas mulheres importantes e sensíveis parceiras. Enaltecer seu fazer artístico-cultural e dar visibilidade a ele é um compromisso e um dever”, afirmou o diretor-presidente da FCMS, Américo Calheiros.

Dia 5, às 19h30, acontece a inauguração da exposição "Alinhavo", de escultura e pintura, com a participação de 16 artistas plásticas. Blanche Torres (Dourados), Giane Bifon (Campo Grande), Gleide Inês (Campo Grande), Iria Siebel (Naviraí), Keiti (São Gabriel do Oeste), Nely Burgueño (Ponta Porã), Raquel Alvarenga (Campo Grande) e Tatiana Taeko (Campo Grande) irão expor trabalhos em pintura, enquanto Antonia Hanemann (Campo Grande), Irani Bucker, Maria Eugênia (Campo Grande), Maria Helena Belalian (Campo Grande), Mayanna Rodrigues (Campo Grande), Neide Ono (Campo Grande) e Patrícia Tanaka Angeli (Três Lagoas) apresentam suas esculturas. A exposição “Alinhavo” permanece até 3 de abril na Grande Galeria do Memorial da Cultura.

Domingo (8), às 18h, acontece na Concha Acústica Helena Meirelles, do Parque das Nações Indígenas, o show musical "Tom Feminino", com as apresentações do Grupo Sampri, formado por mulheres sambistas, da banda de rock Dimitri Pellz, liderada pela vocalista Maíra Espíndola e da cantora de MPB e samba Juci Ibanez. Nos intervalos dos shows, a atriz Aline Duenha fará a intervenção "Possíveis Faces Feminina".

Dia 19 de março, no Museu da Imagem e do Som (MIS), acontece o "Encontro Marcado", um bate-papo com as artistas que participam da exposição "Alinhavo". Em todos os eventos a entrada é franca.

A partir do dia 18, o projeto Rotacine vai visitar diversos municípios para fazer a exibição de filmes que tratam da condição da mulher. Um dos filmes que serão exibidos é o longa-metragem “Anjos do Sol”, que levanta a questão do tráfico de mulheres e da violência sexual. O Rotacine Especial Mulher passará por Aquidauana (18/3), Dois Irmãos do Buriti (19/3), Corumbá (20/3), Ladário (21/3), Fátima do Sul (23/3), Naviraí (24/3), Itaquiraí (25/3), Japorã (26/3) e Paranhos (27/3).

O Memorial da Cultura e o Museu da Imagem e do Som ficam na Av. Fernando Correa da Costa, 559, em Campo Grande.