Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Detentas não comemorarão o Dia da Mulher

Durante a manhã festiva, as internas terão aulas de ginástica e acesso a corte de cabelo gratuito

As internas do presídio feminino local este ano não vão poder comemorar em Três Lagoas evento internacional dedicado às mulheres, visto que as presas do regime fechado, por causa das obras de reforma do prédio, foram recambiadas para outros estabelecimentos penais em outras cidades. Já as 13 que cumprem na no regime semiaberto (podem sair para trabalhar ou estudar), também não vão ter um dia especial, como vai acontecer em Campo Grande, no próximo sábado (7), mesmo que tenham sido transferidas para outro local (prédio do antigo Patronato, na Vila Viana.
Já na Capital, as internas do Estabelecimento Penal Feminino de Regime Semiaberto participam de uma manhã festiva (no sábado que vem) na própria unidade penal em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de março.
Durante a manhã festiva, as internas terão aulas de ginástica, acesso a corte de cabelo gratuito e  poderão participar de jogos de mesa.
O evento acontece por meio de uma parceria entre a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), a Coordenadoria Municipal de Políticas para Mulheres (Codam), a Secretaria Municipal de Políticas e Ações Sociais e Cidadania (SAS) e a Fundação Municipal de Esporte (Funesp).

REFORMA

As obras de reforma do presídio feminino de Três Lagoas estão prosseguindo, segundo foi confirmado ontem pela reportagem do Jornal do Povo que flagrou caminhões retirando entulhos de dentro do estabelecimento penal, na avenida Antônio Trajano, bairro Santo André.
Há pelo menos um mês o estabelecimento penal feminino está passando por reformas em todas as instalações. A morosidade das obras provocou revolta nos parentes das presas, que fizeram uma manifestação pedindo agilidade no processo. Segundo fontes, as obras deverão demorar cerca de oito meses.