Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Moradores do Pontal do Faia vão receber cursos

O encontro reuniu cerca de 50 moradores e pequenos produtores rurais da região

Uma equipe da Secretaria Municipal de Agronegócios, coordenada pelo secretário Luiz Akira, reuniu-se com moradores do assentamento Pontal do Faia. Estiveram também presentes a diretora do Departamento de Promoção Social, Sônia Lúcia, e representantes da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) de Três Lagoas.
O encontro, que reuniu cerca de 50 moradores, pequenos produtores rurais da região, teve como objetivo discutir estratégias para desenvolver ações de capacitação e desenvolvimento da região do Pontal do Faia.
Entre os presentes, estava o presidente da Associação dos Agricultores e Familiares do Pontal do Faia, Debrair Queiroz de Paula. Para ele, é “bom manter a parceria da Associação com a Prefeitura”. Ele observou que “as parcerias sempre trazem bons resultados para a comunidade do Pontal do Faia”, disse.
Akira propôs a realização de um curso de artesanato em fibras de bananeira, como medida prática para a capacitação do pequeno produtor e geração de renda para as famílias. O curso possui dois módulos, com 40 horas cada e poderá ser realizado em 10 dias. A previsão é que o curso poderá começar já no dia 10 de maio próximo, anunciou o secretário de Agronegócios.  “Estamos aqui para propor melhorias. Mas também estamos abertos a idéias e reivindicações”, disse.
 Luiz Akira colocou à disposição dos pequenos produtores do Pontal do Faia um trator e uma roçadeira. Para isso, é preciso que a Associação faça um levantamento de quantas horas os moradores necessitarão dos equipamentos. “Precisamos destas informações para prestação de contas”, disse.
O Coordenador Regional da Agraer, José Américo Boscaine, questionado por moradores sobre formas de financiamento bancário, esclareceu que para os proprietários de terra com contrato no Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), a Agraer faz o projeto para empréstimos e investimentos.

FESTA DO FOLCLORE

Luiz Akira aproveitou a oportunidade e divulgou a disponibilidade de uma barraca na Festa do Folclore, com o intuito de divulgar à comunidade três-lagoense produtora de alimentos derivados do leite e da mandioca. “Já falei com a prefeita, Simone Tebet e ela aprovou a iniciativa. A secretária de Desenvolvimento Econômico, Márcia Moura, também aprovou e já disponibilizou o espaço na festa. Mas a intenção é uma festa própria anual “Da Mandioca e Do Leite”, explicou o secretário.
A Diretora do Departamento de Promoção Social, Sonia Lúcia, falou da importância do lazer para o bem estar social da comunidade.
“Lazer é importante e necessário também para a produtividade. Nós trazemos cursos e recreação, pois este é nosso trabalho, gostamos de fazê-lo. Mas, precisamos também da presença e comprometimento de vocês”, afirmou Sônia Lúcia.

PONTAL DO FAIA

Um acampamento formado em meados do ano 2000, por 45 famílias, deu início ao assentamento Pontal do Faia. No final do mesmo ano, foi assinado o decreto de Reforma Agrária. A área foi dividida em 45 lotes de  22 hectares cada, pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). As famílias ali instaladas somente começaram a obter alguma renda do seu trabalho na terra, a partir de 2003.
“O local era tomado pelo mato e desbravá-lo foi muito difícil”, contou o presidente da Associação.
Debrair de Paula também lembrou que a renda das famílias só começou a melhorar, quando foram oferecidos e o pessoal participou de cursos de capacitação rural.
“Eu sou um exemplo disso: Comprei uma chocadeira e sem orientação colocava os ovos ao contrário e, perdia uma porcentagem considerável da produção. Uma coisa simples, que foi resolvida com orientação de um técnico”, lembrou.