Veículos de Comunicação

Três Lagoas

OMYA inaugura unidade em Três Lagoas

A empresa de produtos químicos irá fornecer carbonato de cálcio para a fábrica papel da International Paper

A empresa suíça OMYA inaugurou na tarde desta terça-feira (3) a sua terceira unidade fabril no país, desta vez no município de Três Lagoas. A prefeita Simone Tebet (PMDB), juntamente com a vice-prefeita, Márcia Moura (PMDB), participou da inauguração que contou com a presença de diretores, funcionários e do presidente da OMYA na América Latina, Anthony Colak.

Na ocasião, o gerente de produção, Guilhermo Schenck, fez uma breve apresentação sobre a maior fornecedora mundial de carbonato de cálcio que acaba de instalar uma unidade fabril em Três Lagoas para fornecimento de material para a produção de papel da fábrica da International Paper.

Depois da apresentação, a prefeita Simone Tebet, acompanhada dos diretores da empresa, conheceu o interior da fábrica onde lhe foi explicado todo o processo de fabricação do produto químico.

Para o presidente da OMYA, Anthony Colak, é um imenso prazer inaugurar mais uma unidade fabril da empresa no Brasil. Segundo Colak, a finalização da planta foi um dos desafios encontrados pela sua equipe que demonstrou um grande exemplo de trabalho em conjunto, entregando a fábrica dentro do prazo determinado. Agradecendo seus colaborares e representantes da IP no evento, Colak também destacou os incentivos dados pela Prefeitura para a instalação de novas indústrias no município, completando que nada é feito sem a participação conjunta de todos.

Já a prefeita Simone Tebet apontou a importância da OMYA no processo de produção da fábrica de papel. “A sensação que tenho hoje é que o nosso sonho começa a ser realizado, pois é efetivamente a primeira empresa que inaugura dentro do complexo IP/VCP”, comemorou Simone.

Fornecimento à IP

Com um investimento na ordem de U$ 22 milhões na fábrica de Três Lagoas, a OMYA irá fornecer carbonato de cálcio precipitado à IP, que será introduzido na produção da folha de papel com carga mineral, substituindo a carga vegetal, o que reduz o consumo de eucalipto e dá ganho ambiental ao processo.

Segundo o gerente de produção, Guilhermo Schenck, a introdução do carbonato de cálcio precipitado à produção traz vantagens que aumentam a qualidade do papel, dando largura à folha, opacidade, melhor lisura e mais peso.

OMYA

A empresa familiar de origem suíça, fundada em 1884, possui mais de 150 fábricas em mais de 40 países, incluindo o Brasil.

Na unidade de Três Lagoas, aproximadamente sete pessoas irão trabalhar de forma direta e mais de 10 profissionais trabalhando indiretamente, incluindo fornecedores de produtos químicos, de cal virgem, fornecedor de lubrificação e manutenção. Desta forma, serão gerados cerca de 20 empregos. A fábrica construída junto a International Paper ocupa uma área aproximada de 5.000 m².
A OMYA possui fábricas em Mogi Guaçu (SP) e em Ponta Grossa (PR) e conta com mais de 6 mil colaboradores em todo o mundo. No ano de 2006, o faturamento geral da empresa foi de 3 bilhões de euros.