Veículos de Comunicação

Oportunidade

Produtores de Leite do Estado buscam incentivos

A reunião teve a finalidade de pedir apoio ao governo do Estado

Os produtores de leite de Mato Grosso do Sul participaram de reunião da Câmara Setorial de Leite, na Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário, da Produção e Turismo (Seprotur), no início desta semana.
A reunião teve a finalidade de pedir apoio ao governo do Estado para a implantação do projeto “Conta Pró-Leite”, fundo que irá incentivar e divulgar a produção de leite em todo o estado de Mato Grosso do Sul.
As propostas desse projeto também prevêem o incremento à realização de pesquisas, geração de banco de sêmen para o melhoramento genético da raça leiteira e outros recursos que contribuam para o aumento da produtividade de leite em Mato Grosso do Sul.
Além dos produtores rurais, participaram da reunião o presidente da Comissão de Agricultura da Assembléia Legislativa, deputado estadual Márcio Fernandes, acompanhado do deputado Reinaldo Azambuja.
A titular da pasta da Seprotur, Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, ouviu as reivindicações dos produtores de leite e prometeu que “serão devidamente estudadas” e apresentadas ao governador André Puccinelli.
“A agricultura familiar será a grande beneficiada com a implantação desse projeto”, comentou o deputado Márcio Fernandes.
Para o parlamentar é fácil para as famílias do campo produzirem leite, do que tentar produzir recursos por meio de agricultura. “O plantio de qual espécie que for, requer mais trabalho e burocracia, do que atribuir cuidados com gado leiteiro”, analisa.
De acordo com os representantes da câmara setorial de leite, os recursos desses investimentos seriam gerados a partir da redução de alíquota do leite no Estado. Atualmente a alíquota está em torno de 6%. A proposta é transferir 3,5% desse recurso para o “Conta Pró-Leite”.