Veículos de Comunicação

4

Corte dos juros pode compensar perda de arrecadação

A melhor política que o governo federal pode adotar para enfrentar a queda de arrecadação esperada para 2009 é o corte na despesa com juros. Esta é a conclusão do estudo A Gravidade da Crise e a Despesa de Juro do Governo, divulgado ontem (4) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

O estudo projeta sete cenários, para concluir que, entre eles, o melhor a ser feito seria baixar em 1% a taxa da Selic até setembro, e em outubro, reduzir em mais 0,75%. “Com isso chegaríamos em outubro de 2009 com uma taxa de 7% ao ano, contra os atuais 12,75%. Isso representaria uma economia fiscal de R$ 30 bilhões”, explicou Sicsú.

Segundo o pesquisador do Ipea, muitos especialistas dizem que a queda de arrecadação prevista para o período seria de R$ 25 bilhões. “Reduzir a taxa de Selic, de forma que ela chegue ao patamar de 7% em outubro não é algo diferente do que poderia ser esperado em um momento de crise. Muito pelo contrário. Seria uma forma de se enfrentar a crise de maneira contundente, mantendo inclusive o orçamento contábil das finanças públicas."