Veículos de Comunicação

Oportunidade

MS discute ações de políticas públicas para mulher

Na ocasião, Simone Tebet lembrou dos direitos e conquistas das mulheres no poder público durante anos

Mais de 100 pessoas, entre homens e mulheres da administração estadual e municipal participaram hoje (5), às 8h30, da abertura do I Encontro de Prefeitas, Vice-prefeitas e Vereadoras, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, na Capital, para discutir ações de políticas públicas para as mulheres sul-mato-grossenses.

A abertura do evento, que está sendo realizado pela Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para Mulher de Mato Grosso do Sul, contou com a presença do governador André Puccinelli, secretários e secretárias estaduais, prefeitos, prefeitas, vice-prefeitas, vereadoras, vereadores, primeiras-damas municipais, e demais gestoras que atuam nas coordenadorias de políticas públicas para a mulher no Estado.

“O encontro é muito relevante para discutir sobre as políticas públicas para a mulher. E ainda poder contar com o apoio das mulheres que hoje estão no exercício do poder político. Para que elas possam garantir através dos seus mandatos, efetivamente, a implantação da política pública para mulher”, disse a coordenadora Especial de Políticas Públicas para Mulher de MS, Carla Stephanini, ao lembrar que um dos objetivos do encontro visa também fortalecer as candidaturas femininas. “Em agosto de 2008 lançamos a campanha "Eleja esta causa", visando o aumento da bancada feminina, onde apresentados todas as candidatas para garantir os nossos direitos, avanços e para a implementação das políticas emanadas no segundo Plano Nacional de Políticas Públicas para as mulheres do governo federal”, lembrou Carla.

Segundo ela, o momento é importante para que as prefeitas, vice-prefeitas e as vereadoras em exercício possam incorporar as pautas das mulheres, afim de que seus direitos sejam garantidos e possam obter avanços nos direitos sexuais e reprodutivos, no enfrentamento à violência contra a mulher, na garantia de uma educação inclusiva e não-sexista, na quebra de preconceitos e discriminação. “Enfim, pautar ações que garantam a cidadania de todas as mulheres sul-mato-grossenses”, disse Carla Stephanini, ao concluir sua fala na abertura do evento.

A prefeita de Três Lagoas, Simone Tebet, lembrou dos direitos e conquistas das mulheres no poder público durante anos. “O que temos e conquistamos foi com sacrifícios. Não nos foi dados privilégios, nem nada na bandeja de prata. Foi conquistado com muito luta, suor e com vidas humanas para poder fazer o que hoje estou fazendo – poder se expressar igualdades e condições, de pode votar e ser votada”, disse a prefeita ao comentar que, se hoje as mulheres exercem atividades públicas “é porque mulheres corajosas anônimas, como nós, fizeram seu papel. E é por causa delas que temos que continuar exercendo um mandato. Seja de que forma for”.

Também estiveram presentes na abertura do encontro o vice-governador de Mato Grosso do Sul, Murilo Zauith; primeira dama, Elizabeth Puccinelli; senador, Delcídio do Amaral; vice-secretária de Enfrentamento a Violência Contra a Mulher, da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, Aparecida Gonçalves; deputada estadual Celina Jallad; deputado estadual Paulo Correa; presidente da Câmara de Vereadores de Campo Grande, Paulo Siufi Neto, entre outras autoridades estaduais.

Durante o evento, às 17 horas, haverá assinatura do Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência Contra a Mulher, com a presença da ministra da Secretaria Especial de Políticas para a Mulher, Nilcéia Freire, que chega à Capital logo mais às 15 horas, e irá direto para o Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, no Parque dos Poderes. O encerramento do encontro está prevista para as 19 horas.