Veículos de Comunicação

4

Fiems: Propostas para manter produção e empregos

A indústria vai solicitar ao Governo do Estado e às Prefeituras a antecipação do cronograma de obras públicas

A Fiems aproveitou a reunião do CMC – Comitê de Monitoramento da Crise – para apresentar propostas capazes de manter a produção e os empregos nas indústrias mais atingidas pela turbulência financeira mundial. Para o Poder público, a indústria vai solicitar ao Governo do Estado e às Prefeituras a antecipação do cronograma de obras públicas.

Já para a Construção Civil, as propostas são o Projeto Colher na Massa, que prevê 800 vagas gratuitas de qualificação a mão-de-obra para atender as demandas desse importante segmento da indústria, e as linhas de crédito do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).

No segmento da Carne, a proposta é a renovação do Programa Energia Extra, que possibilita aos grandes consumidores a aquisição de energia no horário de ponta a preços inferiores às tarifas homologadas pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica). Enquanto para o seguimento de Aves, a sugestão é a redução do custo de energia com migração da Tarifa Rural para a Tarifa Industrial.

Para todo o setor industrial, a Fiems propõe a ampliação do uso do cartão do BNDES, via convênio com o Banco do Brasil, a realização de ação itinerante nos municípios para divulgar e ampliar base de usuários com acesso a linhas de créditos com juros abaixo daqueles cobrados pelo mercado e a gratuidade do Senai, que prevê 3.428 vagas em 27 cursos de qualificação profissional distribuídos por oito municípios.