Veículos de Comunicação

Três Lagoas

TL é única cidade do MS com mulheres à frente do Executivo

A prefeita encerrou sua fala pedindo para as mulheres participarem mais da política

No mês de comemoração ao Dia Internacional da Mulher, 8 de março, a prefeita do município de Três Lagoas (MS), disse hoje, durante abertura do I Encontro de prefeitas, vice-prefeitas e vereadoras, promovido pela Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para a Mulher, estar contente pelo município ser a única cidade de Mato Grosso do Sul a contar com prefeita e vice-prefeita mulher em sua administração.

Simone Tebet também propôs ao governador, André Puccinelli, que participou da abertura do evento no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, da possibilidade de fazer uma pesquisa para saber em quantos municípios no Brasil têm prefeitas e vice-prefeitas. “Ainda não fizemos o levantamento, mas vamos chegar lá! Nós somos 52% do eleitorado”, informa Tebet ao lembrar que o governo de Puccinelli é administrado por mulheres. “Nós temos a frente das Secretarias de Saúde, Educação, Assistência Social, Administração e Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e Turismo, mulheres.  Cinco mulheres comandando as maiores e importantes pastas deste Estado. Isso é um avanço para Mato Grosso do Sul”.

A prefeita encerrou sua fala pedindo para as mulheres participarem mais da política. "Tem um dito popular que diz que o homem não sabe por que bate, mas a mulher sabe por que apanha. Enquanto esse provérbio estiver na boca do povo, as mulheres têm que continuar fazendo política. Enquanto uma mulher, a cada quatro no Brasil, já foi ou será vítima de algum tipo de abuso, nós temos que fazer política”, alerta Simone Tebet.

Na opinião da deputada estadual Celina Jallad, só com o poder na mão é que a mulher poderá transformar a sociedade. “Eu peço à mulher de Mato Grosso do Sul que criem as coordenadorias de políticas públicas para a mulher. Além de criar as coordenadorias, que as vereadoras possam pleitear, pelo menos 0.5% do orçamento municipal para atender os programas das coordenadorias”.

Assistência social

Para secretária de Estado de Trabalho e Assistência Social, Tania Garib, o encontro está sendo realizado para atender as necessidades das mulheres sul-mato-grossenses. “Em todos os pontos mais importantes do desenvolvimento, da família e da sociedade as mulheres ocupam espaço com muita competência”. Segundo Tania Garib, a mulher precisa de competência para provar a qualidade do serviço e ocupar os espaços na sociedade. “Nós fazemos isso com grande categoria. Esse momento, para nós que trabalhamos no governo do Estado, é um momento de analtecer. Amo o que eu faço – que é trabalhar pela assistência social”.

O I Encontro de Prefeitas, Vice-prefeitas e Vereadoras 2009 vai até às 19 horas, de hoje (5), no Centro de Convenções Gil de Camillo, no auditório Germano de Barros, no Parque dos Poderes, na Capital. Durante o evento, às 17 horas, acontece a assinatura do Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência Contra a Mulher, com a presença da ministra da Secretária Especial de Políticas para a Mulher, da Presidência da República, Nilcéia Freire.