Veículos de Comunicação

Oportunidade

Haddad diz que investimentos em educação incluem todas as etapas do ensino

Ao tratar do ensino superior brasileiro, Haddad lembrou que as vagas em 2009 dobraram quando comparadas aos números de 2003

O ministro da Educação, Fernando Haddad, afirmou hoje (9) que os investimentos em educação durante o governo Lula são feitos da creche à pós-graduação, sem excluir nenhuma etapa. Ao participar do programa Café com o Presidente, junto com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ele destacou a expansão de iniciativas como o Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos da Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Pró-Infância) e o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

Ao tratar do ensino superior brasileiro, Haddad lembrou que as vagas em 2009 dobraram quando comparadas aos números de 2003 – eram 112 mil contra 227 mil atualmente. O número de instituições de universidades federais, segundo ele, passou de 42 para 55 durante o mesmo período.

“O jovem de baixa renda que não conseguia uma vaga numa universidade pública tinha dificuldade de pagar, evidentemente, a mensalidade em uma escola particular”, disse, ao destacar as mais de 150 mil bolsas oferecidas pelo governo federal anualmente, sendo 70% delas, integrais. Para Haddad, as iniciativas evidenciam uma visão “sistêmica” da educação brasileira.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante o programa, avaliou como “importante” a valorização de pessoas que queiram estudar mas que não têm condições para isso. Ele afirmou ainda que, durante seu governo, “é proibido falar em gasto" quando se discute educação.