Veículos de Comunicação

Oportunidade

Governo e Sebrae lançam programa para ajudar empresários a vencerem a crise

Trata-se de um programa com mais de 3.600 ações previstas em todo o Estado

O governo do Estado de Mato Grosso do Sul e o Sebrae lançam, na próxima quarta-feira (11), na Capital, o “CRIE MS – Soluções e oportunidades para micro e pequenas empresas”.

Trata-se de um programa com mais de 3.600 ações previstas em todo o Estado, visando incentivar e orientar empresários de micro e pequenas empresas a buscar soluções e alternativas para superar a crise. “Elas são grandes geradoras de emprego no Estado. Somente entre as formais são 92 mil, que representam 99% dos empreendimentos abertos e geram mais de 200 mil postos de trabalho no comércio, indústria, serviços e agronegócios”, diz Cláudio George Mendonça, diretor superintendente do Sebrae/MS.

Na pesquisa mais recente feita pelo Comitê de Monitoramento da Crise, liderado pela Fiems, Sebrae e Governo de Mato Grosso do Sul, a partir de setembro de 2008 pôde ser evidenciada uma desaceleração na evolução do emprego em Mato Grosso do Sul. “Em dezembro do ano passado, o emprego formal caiu 2,08% no País e 4,09% no Estado, maior queda relativa na geração de vagas”, explica Mendonça. Já no comércio varejista, mesmo com as promoções, houve queda no volume nacional de vendas de 0,75% e 2,1% no Estado.

Segundo Mendonça, os fatores que intensificam os efeitos da crise nos pequenos negócios são os mesmos identificados no cotidiano de gestão, que figuram entre as causas da mortalidade empresarial. “Aqueles antigos problemas, como a ausência de capital de giro, custos elevados, a falta de crédito bancário e a inadimplência de clientes, somados à falta de orientação e preparo gerencial, se agravam neste cenário”, destaca. 

Criando alternativas

Mendonça explica que não existem respostas mágicas para o momento. “É preciso estar atento. A orientação ainda é o melhor caminho, principalmente durante períodos de instabilidade econômica, para pelo menos manter o número de empregos na microempresa, melhorar sua competência em gestão e o acesso ao crédito em condições favorecidas e diferenciadas”, esclarece.

O Programa CRIE MS vai oferecer às empresas capacitação, palestras setoriais, consultorias em gestão financeira, diagnósticos e aconselhamento empresarial. “O Sebrae já está fazendo semanalmente uma sondagem com empresários de diversos setores sobre a percepção dos impactos em seu negócio e quais as principais dificuldades que têm encontrado. Este acompanhamento nos permite atuar de forma mais direcionada e saber as reais dimensões dos problemas”, explica.

 Para ele, os empresários não devem alimentar expectativas de que apenas os governos, federal e estadual, tenham que se responsabilizar por criar soluções imediatas para os problemas financeiros. “Ampliar prazo de recolhimento de tributos, facilitar a compensação de crédito tributário nas contribuições ao INSS, reduzir IOF na operação de crédito, são apenas medidas paliativas sem sustentação em longo prazo”.

Serviço

O lançamento do programa “CRIE MS – Soluções e oportunidades para micro e pequenas empresas” acontece na quarta-feira, dia 11 de março, às 7h15, na sede do Sebrae-MS, em Campo Grande, situada na avenida Mato Grosso, 1661.