Veículos de Comunicação

3

Governadores discutem pacote habitacional

O governador André Puccinelli apresentou ontem (9) ao governo Federal  uma proposta de ampla parceria dos três níveis de administração (federal, estadual e municipal) para o desenvolvimento do programa de construção de um milhão de casas populares. Segundo ele, em diferentes faixas de renda, as prefeituras, os Governos estaduais e a União poderiam unir esforços. A proposta é baseada na experiência de Mato Grosso do Sul, onde, basicamente, as Prefeituras participam com o terreno e parte da infraestrutura, enquanto o Estado e o Governo Federal arcam com as despesas de construção.
Como o programa que está sendo elaborado prevê diferentes faixas de renda, o governo estudou alternativas diferentes de participação e as apresentou na reunião no Palácio do Planalto. O documento encaminhado pelo governador revela os resultados positivos do trabalho realizado em Mato Grosso do Sul. Até agora, graças a esses critérios, mais de 29 mil casas já foram contratadas, estando em construção ou já entregues à população.
A proposta de Mato Grosso do Sul já tinha sido reconhecida como exemplo pela Caixa Econômica Federal e agora será levada em conta na elaboração do programa nacional de construção de um milhão de novas unidades habitacionais. “Trata-se de prioridade de consenso entre a União e os Estados. Estamos dando nossa contribuição para tornar mais produtivo o programa a fim de gerarmos emprego, garantirmos benefício para a população e trabalharmos juntos para superar a crise”, afirmou o governador.
“Foi um encontro positivo, pois nossas reivindicações já eram do conhecimento do governo federal e agora serão avaliadas em fase de conclusão", disse o governador André Puccinelli depois da reunião com os ministros Dilma Roussef (Casa Civil) ,Guido Mantega (Fazenda) e Márcio Fortes (Cidades).