Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Detran promove leilão de 71 lotes de sucatas

Até ontem (10), a agência contabilizava em torno de 30 veículos apreendidos e deixados no pátio

Acontece neste mês, o leilão de sucatas de veículos apreendidos e recolhidos no pátio da 6ª Agência Regional de Trânsito, no Município. A realização do evento foi publicada na segunda-feira (9), no Diário Oficial de Mato Grosso do Sul.
De acordo com o edital, serão disponibilizados para arremate 71 lotes de sucata, entre carros e motos. Os lotes poderão ser utilizados apenas para reutilização de peças, como explica a diretora da Agência Gentília Alves da Costa.
Porém, o leilão pouco influenciará na crise por falta de espaço enfrentada pela Agência. O drama de lotação na agência é antigo, mas veio se acentuando nos últimos cinco anos, principalmente em decorrência do crescimento da frota do Município e, em conseqüência, das irregularidades no trânsito.
Segundo a diretora, até segunda-feira, o Detran abrigava 224 veículos apreendidos. Deste total, 18 deles estão no local há menos de 30 dias. Outros 50 permanecem no local por um prazo de 30 a 90 dias e mais de 156 estão abandonados no pátio há mais de 90 dias.
Por conta deste volume, em conflito com a falta de área, muitos veículos tiveram de ser deixados no pátio de vistoria e emplacamento. A situação chegou a tal ponto que a saída do órgão foi fechada por carros e motos apreendidos. Os veículos que entram para serem vistoriados ou emplacados só têm uma alternativa: sair em marcha ré.
“Na verdade, apenas as motocicletas [cerca de 28 que serão leiloadas] liberarão espaço. Os carros e outros veículos maiores já estavam sendo deixados em um terreno cedido, ao lado da Agência e não influenciará em quase nada na situação da agência”, disse Gentilia. A estimativa é de que ao menos 90% dos veículos a serem leiloados estejam depositados no local cedido por terceiros.
Mesmo assim, a diretora defende que a superlotação de veículos apreendidos não se trata de um drama restrito à Três Lagoas. “Boa parte dos Detrans sofre com este problema, a frota brasileira é muito grande e o número de veículos com irregularidades, sujeitos à apreensão, também”, enfatizou.
Até ontem (10), a agência contabilizava em torno de 30 veículos apreendidos, deixados no pátio de emplacamento.

LEILÃO

Conforme previsto no edital, o Leilão de Sucatas acontece no dia 31 deste mês, à partir das 8 horas, na sede do Detran, situada à rua João Montalvão, 288, bairro Jardim Morumbi. Já no dia 24, todos os veículos terão as placas retiradas e o chassi cortado, para evitar sua circulação.
Na lista de especificação dos lotes estão, entre outros: 22 carros, uma caminhonete, 28 motos, duas motonetas, um reboque e um veículo não especificado.
Todos os veículos a serem leiloados estão apreendidos por mais de 90 dias.
A diretora alerta aos proprietários dos veículos colocados à leilão que ainda há tempo para retirá-los. O prazo final para se manifestar vai até o dia 18 de março, 30 dias após a publicação, também em edital, da lista de notificações.
Nos dias 26, 27 e 30 de março ele já poderá ser examinado pelos possíveis arrematadores. A visitação será aberta das 8h às 11 horas, na Agência.
Após o arremate, o comprador terá até o dia 3 de abril para retirar o veículo. Caso a retirada não seja feita, o lote arrematado será considerado desistente, perdendo o valor integral pago na arrematação.
Segundo Gentilia, os recursos arrecadados com o leilão serão utilizados para quitação dos débitos do veículo junto ao Detran-MS. No entanto, se o valor da venda não for suficiente para quitar a dívida, o restante deverá ser cobrado judicialmente do proprietário em divida ativa. No entanto, caso o valor da venda supere ao da dívida, o saldo será devolvido ao proprietário do veículo.
Mais informações podem ser encontradas no edital de leilão, disponível no site do Detran-MS,
www.detran.ms.gov.br . (R.P)