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Jacini reúne alto comando para definir Plano Diretor da Sejusp

O objetivo é aprimorar o funcionamento da Sejusp implantando uma sistematização atualizada

O secretário de Estado de Justiça de Segurança Pública, Wantuir Jacini, reuniu o comando do Corpo de Bombeiros, da Polícia Civil, Coordenadoria de Perícias e Polícia Militar para começar a definir ações de elaboração do Plano Diretor da Sejusp.

O objetivo principal do Plano Diretor é aprimorar o funcionamento da Sejusp implantando uma sistematização atualizada, de forma que seja exercida a atividade fim que é proporcionar qualidade de vida e retorno à sociedade de forma benéfica, tendo em vista a metodologia já utilizada atualmente.

Em 19 de fevereiro, a Sejusp publicou, no Diário Oficial, resolução criando uma Comissão de Alto Nível para elaborar Plano Diretor das Instituições que compõem a Sejusp. De acordo com o secretário Jacini, todas as instituições de segurança pública vão definir o seu Plano Diretor. “O objetivo é estabelecer medidas para que as instituições alcancem seu máximo desempenho e eficiência na segurança pública no Estado”, afirmou Jacini. Serão envolvidos três eixos no Plano Diretor: institucional, administrativo e policial.

Jacini afirmou que o Plano Diretor da Sejusp será genérico e que cada instituição realizará seu plano específico. “Este planejamento está seguindo uma determinação nacional, que visa, até 2022, no ano do Bicentenário do Brasil, criar um plano estratégico nacional. Queremos a curto, médio e a longo prazo atender todas as necessidades das instituições da segurança pública”. A Agência Estadual de Administração Penitenciária já instituiu seu Plano Diretor.

São metas do Plano Diretor os conselhos da comunidade, a ouvidoria, a corregedoria, o estatuto e o regimento interno, a assistência jurídica, os agentes, os técnicos e o pessoal administrativo, as academias, a assistência à saúde do servidor, a educação e a profissionalização, as bibliotecas, a assistência laboral, a informatização (Infoseg), a ampliação do número de vagas, o aparelhamento e o reaparelhamento, o Programa de Adestramento Físico e o Programa de Assistência Psicológica.

A comissão terá o prazo de 180 dias para apresentar o resultado final dos seus trabalhos, que será submetido à apreciação do secretário de Estado para posterior homologação. A comissão poderá criar subcomissões temáticas com um componente de cada instituição, a qual tratará de um ou mais temas, sendo que ao final dos trabalhos serão todos compilados em um único volume, com apresentação de relatório final.