Veículos de Comunicação

4

Perdas do Brasil com a crise foram mais concentradas

Segundo a entidade, no mercado interno, em 2008, o segmento que mais sofreu com os impactos da crise foi o da indústria da transformação

A economia brasileira recebeu um impacto mais forte e concentrado em consequência da crise econômica do que os Estados Unidos e países europeus, de acordo com levantamento realizado pelo Departamento de Pesquisas Econômicas da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). De acordo com Paulo Francini, diretor da Fiesp, ao se comparar a evolução do PIB de várias nações o Brasil perdeu 5,3 pontos percentuais de PIB em um único trimestre, enquanto os Estados Unidos registraram perda de 2,8 pontos percentuais de produto num espaço muito mais longo, de cinco trimestres.

Segundo a entidade, no mercado interno, em 2008, o segmento que mais sofreu com os impactos da crise foi o da indústria da transformação, com queda de 9,2% no último trimestre, seguida pela construção civil, que se retraiu no período 5,8%. A indústria extrativa encolheu 5,6% no final do ano.