Veículos de Comunicação

Oportunidade

Bataguassu vai sediar Conferência da Igualdade Racial da região Leste

A realização do encontro visa atender a convocação da Presidência da República, por intermédio da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial

Dos 78 municípios de Mato Grosso do Sul, cerca de 31 realizarão conferências municipais de Promoção da Igualdade Racial. Bataguassu, a 334 quilômetros da Capital, será a primeira cidade da região Leste a sediar o evento, que acontece no próximo dia 26, das 8 às 17 horas na Câmara Municipal.

A realização do encontro visa atender a convocação da Presidência da República, por intermédio da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), para eleição de delegados nas etapas Estadual e Nacional. De acordo com a comissão organizadora, a meta é eleger 175 delegados na Conferência Estadual e 23 delegados para Nacional.

O governador André Puccenelli publicou um decreto (no Diário Oficial do Estado, de 27 de fevereiro de 2009), convocando a sociedade para a realização da II Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial, nos dias 29 e 30 de abril, na Capital. Os trabalhos serão desenvolvidos a partir do tema: “Os avanços, os desafios e as perspectivas da Política Nacional de Promoção da Igualdade Racial”.

A intenção é discutir e formular propostas para revisão e atualização do Plano Nacional de Promoção da Igualdade Racial, com o objetivo de contribuir para a consolidação de uma Política Nacional e Estadual de Promoção da Igualdade Racial.

Conferências municipais

Segundo a Coordenadoria de Políticas para Promoção da Igualdade Racial de Mato Grosso do Sul (Cppir), no Estado, 31 municípios irão promover o evento. Entre eles  Campo Grande, Corumbá, Ladário, Dourados, e Bataguassu. Nos demais municípios  como Aquidauana, Nioaque, Ponta Porã, Sonora, Costa Rica, Paranaiba, Rio Negro e São Gabriel do Oeste irão ocorrer reuniões  ampliadas. Já Bataguassu foi a cidade escolhida para sediar a etapa municipal da região Leste, com a participação de representantes dos municípios de Três Lagoas, Anaurilândia, Taquarussu, Batayporã, Brasilândia e Santa Rita do Pardo.

De acordo com a coordenadora municipal de Promoção da Igualdade Racial de Bataguassu, Marilza Vicente da Silva Barros, 54% da população do município são de negros. Criada em março de 2005, a coordenadoria tem por objetivos trabalhar políticas públicas de igualdade de gênero e raça, com as demais etnias, como as indígenas e japonesas. “O principal objetivo da realização da conferência é fomentar políticas públicas para os municípios. Durante evento serão eleitos 20 delegados para etapa Estadual”, explica.

Participam da conferência de Bataguassu autoridades municipais da região Leste, profissionais das áreas de educação, saúde, assistência social, além de representantes do movimento negro da Capital e do interior; e também comunidades quilombola e indígenas.

Serviço

O encontro começa às 8 horas, na Câmara Municipal de Bataguassu (rua Dourados, 167) – centro.  com encerramento marcado para às 17 horas.