Veículos de Comunicação

Oportunidade

Outono começa às 8h44 do dia 20

A estação mais quente e chuvosa do Brasil está chegando ao fim com grande variação na distribuição de chuvas e algumas anomalias de temperatura. No verão 2008/2009, algumas regiões, como o norte do Paraná, Região Sudeste, Mato Grosso do Sul, Goiás e Região Nordeste, registraram temperaturas acima da média, enquanto no Mato Grosso, Rondônia, Acre, Pará e Amapá terminam o verão com temperatura ligeiramente abaixo da média.
Segundo os meteorologistas da Somar (sigla em inglês de Southern Marine Services), os maiores destaques ficaram por conta das chuvas. No Centro-Oeste e partes do Acre, Amazonas (sul), Pará (sul, Tocantins e Maranhão (sul) terminarão com precipitações bem abaixo da média: até 500mm aquém do esperado em algumas localidades.
O outono representa a estação de transição entre o verão chuvoso e quente e o inverno seco e frio. Nada mais natural, portanto, que o outono apresente características das duas estações e de forma não linear. "Nada impede, por exemplo, que tenhamos frio no início e calor no final da estação", afirma Celso Oliveira, da Somar Meteorologista.
O outono de 2009 começa às 8h44min de 20 de março e termina às 2h45min de 21 de junho e será influenciado por uma La Niña muito fraca. Segundo a última simulação atmosférica, a maior parte do País terá um outono dentro das características, com precipitações próximas da normalidade. Ou seja, as chuvas devem diminuir gradativamente nos próximos meses.