Veículos de Comunicação

4

Estimativa de crescimento da economia em 2009 cai para 0,59%

cada vez menor. A informação está nos dados do boletim Focus, publicação semanal elaborada pelo Banco Central (BC) com base em projeções de analistas sobre os principais indicadores da economia.
A estimativa para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) está em 0,59%. Na semana anterior esse percentual era de 1,20% e há quatro semanas era de 1,50%.
Os analistas reduziram a estimativa depois da divulgação, na última semana, de que Produto Interno Bruto (PIB) no quarto trimestre de 2008 diminuiu 3,6% em relação ao terceiro trimestre do mesmo ano, o maior recuo da séria histórica que começou em 1996. Em meados de setembro de 2008, houve o agravamento da crise financeira internacional, o que levou à redução do crescimento econômico no país e no mundo.
No caso da produção industrial, os analistas já prevêem retração de 1,59%, sendo que na semana anterior esse percentual era de 0,04%. Há quatro semanas ainda havia a previsão de crescimento de 1,5% da produção industrial.
Para 2010, no entanto, os analistas mantêm a estimativa de 3,5% para o crescimento do PIB e de 4% para a produção industrial.
Outro indicador afetado pela crise é o saldo da balança comercial (exportações e importações). Com o menor crescimento econômico no mundo, os países importam menos do Brasil. Além disso, o aumento da cotação do dólar e a redução do crescimento no país ajudam a diminuir as importações brasileiras.