Veículos de Comunicação

Oportunidade

Aberta exposição do STF em Campo Grande

Em sua fala, o presidente do judiciário sul-mato-grossense garantiu estar honrado em receber tal exposição

Em uma cerimônia simples e rápida – marca da nova administração – o presidente do TJMS, Des. Elpídio Helvécio Chaves Martins, abriu ontem a exposição “Supremo Tribunal Federal em Brasília”, que até o dia 24 de abril estará no saguão do Tribunal de Justiça, aberta ao público.

Composta de 25 peças, a exposição já passou por Brasília, Rio de Janeiro, Vitória, Aracaju, Maceió, Recife, João Pessoa, Natal, Fortaleza, São Luiz, Palmas, Goiânia, Cuiabá e Rio Branco.

Em sua fala, o presidente do judiciário sul-mato-grossense garantiu estar honrado em receber tal exposição, que mostra os 200 anos de criação da mais alta corte do Poder Judiciário brasileiro, e citou evento recente do qual fez parte em comemoração aos 400 anos de criação e implantação do Tribunal de Relação da Bahia, o primeiro tribunal das Américas.

“Essa iniciativa de levar o STF para junto das pessoas, com o cidadão, já foi e continua sendo uma preocupação nossa. Há cinco anos levamos nosso tribunal para as comarcas do interior, com as turmas cíveis e criminais. Em Corumbá, Dourados e Três Lagoas, realizamos julgados de toda a região. É nossa preocupação unir a justiça e o povo, pois só assim se desmanchará a marca que dizem existente de separação entre ambos”, disse ele.

Representando o presidente do Supremo Tribunal Federal, o secretário-geral da presidência do STF, Luciano Felício Fuck, apresentou a exposição à comunidade campograndense e apontou que a mostra traduz a tentativa de aproximar o cidadão da mais alta corte do país.

“A exposição busca despertar o sentimento de valorização da justiça. O STF está empenhado em, cada vez mais, ser mais transparente, mais acessível e essa exposição revela muito do que é o STF: desmistifica um pouco a figura do tribunal tão distante do cidadão, que muitas vezes nem sabe quem são os ministros, o que fazem. É uma parceria sensacional com os tribunais de justiça, principalmente o de MS que foi muito empenhado e solícito em promover essa exposição”, apontou Fuck.

Além de desembargadores, juízes e serventuários, prestigiaram o evento o deputado Akira Otsubo, o Gal de Brigada do comando militar do oeste Paulo Roberto Ferreira Viana, o procurador Afonso Nunes da Cunha, a advogada Iacita Rodrigues de Azamore, representando o presidente da OAB/MS; o procurador Antonio Siufi Neto, representando o procurador geral de justiça Miguel Vieira da Silva; o assesor Mário Antonio Lopes, representando o deputado Diogo Tita; e o vereador Lídio Nogueira Lopes, representando o presidente da Câmara de Campo Grande.