Veículos de Comunicação

Polícia

PMA comemora 22 anos nesta quinta-feira

Na oportunidade, será lançado oficialmente o site www.pma.ms.gov.br

Realizar ações de orientação, educação e fiscalização do meio ambiente pode ser resumido como o objetivo da Polícia Militar Ambiental (PMA). Presente em 19 unidades em todo o Estado, a corporação comemora nesta quinta-feira (19) o 22º aniversário.

Na oportunidade, será lançado oficialmente o site www.pma.ms.gov.br. De acordo com o comandante da PMA, Major Carlos Sebastião Matoso Braga, o site é uma parte das comemorações do aniversário da PMA. “Esperamos que com o site nossa comunicação e interação com a sociedade seja mais dinâmica e produtiva. Não há como fugir do momento e, por conta disso, vamos aproveitar o que de melhor temos da tecnologia”.

Sobre tecnologia, o novo comandante, que tomou posse no último dia 3, quer incrementar as ferramentas de fiscalização. “Estamos procurando maneiras de utilizar imagens feitas por satélite para facilitar a atuação no campo, assim como o uso de motocicletas ao invés de viaturas comuns, o que diminuem tempo e custos nas ações de monitoramento”, expilca Major Matoso.

Além da fiscalização, a PMA atua fortemente em atividades de orientação para evitar crimes contra o meio ambiente. O Núcleo de Educação Ambiental formou 13.500 crianças em 2008, cerca de 70% a mais que em 2007, quando participaram 8 mil crianças. Para 2009, a expectativa é formar 20.000 crianças.

Entre as atividades de educação ambiental estão palestras, vídeos, visitas ao Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras) e Serpentário da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), oficina de papel reciclado, teatro de fantoches e plantio de mudas nativas no Parque das Nações Indígenas.

“Normalmente, as ações de educação ambiental são feitas nas escolas. Mas a intenção da PMA é, a partir deste ano, trazer os alunos até o quartel para que possam ser feitas outras atividades, melhorando a orientação dos jovens”, disse o comandante.

A vinda de alunos até a PMA integra a segunda parte das comemorações pelo 22º aniversário. Na Semana do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, algumas escolas serão convidadas a participar da inauguração do Pavilhão Ambiental.

Crimes

Ainda que a PMA seja mais pendente a orientar do que repreender, a fiscalização é feita em casos de pesca predatória, desmatamento e tráfico de animais, entre outros. Para isso, a PMA utiliza viaturas, motores de popa, lanchas e patrulhamento aéreo, em parceria com a Polícia Militar. Segundo o Major Matoso, alguns crimes são praticados por conta de interesse econômico, o que implica em ação deliberada, mas a maioria dos casos ocorre por falta de informação.

“A legislação ambiental é nacional, mas possibilita a aplicação diferenciada nos Estados. Na região Norte do Brasil, por exemplo, o uso de rede é permitido, enquanto que no Mato Grosso do Sul esta prática é crime. Orientar-se sobre como proceder é melhor, tanto para o cidadão como para a PMA”, avalia.

Em casos de presenciar um crime ambiental, pode-se entrar em contato com a PMA pelo 190 ou pelo número da unidade do município, disponível no site www.pma.ms.gov.br