Veículos de Comunicação

Oportunidade

Submarino nuclear dos EUA colide com barco perto do Irã

Quinze marinheiros ficaram levemente feridos com a colisão entre o submarino

Um submarino nuclear norte-americano e outra embarcação dos Estados Unidos colidiram na sexta-feira no Estreito de Ormuz nas proximidades do Irã, mas a unidade de propulsão atômica não foi danificada, informou a Marinha dos EUA.

Quinze marinheiros ficaram levemente feridos com a colisão entre o submarino USS Harford e a embarcação anfíbia USS New Orleans, disse a Marinha em um comunicado.

Foi a segunda colisão envolvendo um submarino nuclear norte-americano no Estreito de Ormuz em apenas dois anos.

"Não houve dano à instalação de propulsão nuclear do Hartford", disse à Reuters o porta-voz da Quinta Frota dos EUA, tenente Nathan Christensen.

O Estreito de Ormuz, uma estreita extensão de água separando Omã do Irã, liga os maiores produtores de petróleo do Golfo Pérsico (como Arábia Saudita) ao Golfo de Omã e ao Mar da Arábia.

Cerca de 40 por cento do petróleo comercializado no mundo deixa a região através do estreito, que faz fronteira com o Irã.

A colisão coincidiu com uma intensa atividade diplomática entre EUA e Irã, cujas relações têm sido abaladas pelo programa nuclear de Teerã. O Ocidente teme que o programa tenha como objetivo produzir uma bomba atômica – acusação rejeitada por Teerã.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, fez uma proposta para um novo início nas relações com o Irã, que com cautela elogiou a oferta, mas disse na sexta-feira que aguarda "medidas práticas" e não conversas.