Veículos de Comunicação

Oportunidade

Eleitores de Corguinho elegem domingo novo prefeito

Nem o vice-prefeito nem o segundo colocado puderam assumir a Prefeitura

Eleitores do município de Corguinho vão amanhã (22) às urnas para eleger o novo prefeito.
O pedido para a realização de nova eleição no município foi feito pelo Juiz da 37ª Zona Eleitoral-Rio Negro, Alexsandro Motta, responsável por Corguinho, após a cassação do registro de candidatura de Ubaldo Lopes, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Ubaldo Ribeiro Lopes (PP) obteve 56,34% dos votos válidos, porém não foi diplomado prefeito de Corguinho por estar inelegível. Lopes foi condenado, em 2007, por praticar crime eleitoral no ano de 1999. Na eleição de 2008, ele concorreu ao cargo de prefeito, amparado em um Habeas Corpus e uma decisão liminar judicial, que tem efeito temporário.
No entanto, numa decisão na última instância eleitoral, em janeiro deste ano, o TSE indeferiu o pedido de registro da candidatura de Ubaldo referente às eleições passadas.
Nem o vice-prefeito nem o segundo colocado puderam assumir a Prefeitura pois Ubaldo obteve mais de 50% dos votos válidos. A cidade tem como prefeito interino Theóphilo Barboza Massi (PDT).
Dois candidatos estão participando do pleito eleitoral, que definirá o novo prefeito de Corguinho: Dalton de Souza (PMDB), segundo colocado na última eleição, e Theóphilo Barboza Massi (PDT).