Veículos de Comunicação

Oportunidade

Pesquisa nacional sobre saúde dos estudantes será feita em 60 escolas no Estado

Serão 60 escolas de Mato Grosso do Sul participando do levantamento ? entre municipais, estaduais e particulares

Para traçar o perfil da saúde do estudante brasileiro e, a partir disso, promover políticas públicas relacionadas ao tema, o Instituto Brasileiro de Pesquisas e Estatísticas (IBGE) vai realizar no Estado a aplicação do formulário da Pesquisa Nacional da Saúde do Escolar (Pense). Serão 60 escolas de Mato Grosso do Sul participando do levantamento – entre municipais, estaduais e particulares.

O Pense é uma iniciativa do Ministério da Saúde em parceria com o Ministério da Educação (MEC), por aqui a aplicação do questionário tem o apoio da Secretaria de Estado de Educação (SED).

A pesquisa é inédita no País e será realizada com cerca de 72 mil estudantes com idades entre 13 e 15 anos, alunos do 9° ano do ensino fundamental. Uma das escolas de Mato Grosso do Sul a aplicar o questionário do IBGE é a Escola Estadual Joaquim Murtinho, onde os alunos do 9° ano E e H responderão às questões relacionadas à saúde e também serão pesados e medidos – isso também permitirá traçar um perfil biométrico dos estudantes.

Na escola Joaquim Murtinho, os estudantes serão submetidos hoje (23) à análise do IBGE, durante os segundo e terceiro tempos de aula, no turno vespertino. Cada aluno receberá, dentro da sala de aula, um laptop com as questões a serem respondidas. O questionário não pede o nome do estudante. Após isso, será feita a verificação de peso e medida desses alunos.

“Tudo o que vem para contribuir no aprimoramento da questão escolar é positiva. Este levantamento inédito também vai servir para saber sobre dados como obesidade e tabagismo dos estudantes, além disso vai contribuir para medidas como implementação de outras práticas esportivas na escola”, avalia o diretor da Escola Joaquim Murtinho, Lucílio Sousa Nobre.