Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Governo autoriza o funcionamento da VCP

Para a instalação da empresa no Estado, o Executivo fez a renúncia fiscal de 90% do ICMS

O governador André Puccinelli entregou, hoje pela manhã, a Licença de Operação à Votorantin Celulose e Papel (VCP). Com o documento, a fábrica está apta para entrar em funcionamento. Para a instalação da empresa no Estado, o Executivo fez a renúncia fiscal de 90% do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

Puccinelli afirmou que, a geração de empregos é mais vantajosa que o aumento da arrecadação quando, o assunto é desenvolvimento e responsabilidade social. Ele  enfatizou  a necessidade de viabilizar a instalação de outras grandes indústrias no Estado, com a efetiva diversificação da matriz econômica com novos postos de trabalho.

Na próxima segunda-feira (30), a fábrica entra em operação. Nessa etapa inicial gera mais de 2 mil empregos diretos. Há estimativa dos especialistas do setor é que cada posto de trabalho gere dez novos empregos indiretos. Isso significa que, em três ou quatro anos, devem surgir cerca de 30 mil novos empregos em Mato Grosso do Sul. “A indústria que entra em funcionamento tem capacidade de produção de um milhão e trezentas mil toneladas de papel e celulose,” ressaltou o diretor-presidente da empresa, José Luciano Duarte Penido. 

O diretor da VCP destacou também, a viabilização do contorno ferroviário do município de Três Lagoas que, além de escoar a produção vai facilitar o transporte entre Mato Grosso do Sul e o litoral atlântico. Outro ponto em destaque a preservação ambiental com a plantação de uma floresta com 60 mil hectares de vegetação nativa. Penido afirmou que a  empresa já tem 140 mil hectares  de  árvores plantadas.

Já a prefeita de Três Lagoas, Simone Tebet,  falou sobre as potencialidades do município. Segundo ela, Três Lagoas pode, em cinco anos,  aumentar a capacidade econômica, elevando o índice de desenvolvimento para tornar-se a cidade, com maior  Produto Interno Bruto (PIB) industrial.