Veículos de Comunicação

Polícia

Governador amplia vagas para os concursos das polícias Civil e Militar

De acordo com o governador, serão convocados 400 aprovados no concurso da PM para a realização do curso de formação para soldado

Além dos 1000 policiais militares e 358 policiais civis, que devem ser incorporados ao quadro efetivo do Estado, o governador André Puccinelli afirmou, hoje (23) após a entrega de viaturas para os municípios, que irá ampliar o número de vagas nos concursos das polícias Civis e Militares e fazer novas convocações de aprovados. “Neste ano, chamaremos outros aprovados em concurso tanto civis como militares. Eles serão chamados imediatamente, após o primeiro semestre, para que os incorporemos ao final do ano de 2010”, afirma.

De acordo com o governador, serão convocados 400 aprovados no concurso da PM para a realização do curso de formação para soldado no Centro de Formação e Aperfeiçoamento Policial (Cefap). “Assim que os 1000 forem incorporados, em maio, está determinado chamar mais 400 aprovados”, afirma André.

No total, até o final deste ano, mais 1.500 novos policiais militares e civis, inclusive delegados, estarão atuando no combate à criminalidade em Mato Grosso do Sul. “Estamos aumentando o contingente e substituindo aqueles policiais que se aposentam, daqueles que saem ou, infelizmente, por ventura, morram”, finaliza.

Para o secretário de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Wantuir Jacini, tanto a entrega de viaturas como os concursos públicos para as polícias fazem parte do planejamento estratégico do Estado para o setor de justiça e segurança pública.  “São ações que abrangem a parte material, com a entrega de equipamentos e obras, e a de pessoal, com a formação e capacitação de policiais”, explica.

O secretário ressaltou as ações realizadas pelas polícias, como a prisão de uma quadrilha especializada em assaltos a bancos que agia em Mato Grosso do Sul e mais dois estados, Mato Grosso e Goiás. “A quadrilha era composta por mais de 20 criminosos e apenas dois estão soltos. À medida que as ações do planejamento estratégico estão sendo colocadas em prática, está melhora o desempenho das instituições e, ao final de quatro anos, todas as ações serão cumpridas e estarems prontos para receber outras diretrizes”, avalia Jacini.