Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Ecoponto acumula mais de três mil toneladas de pneus

Desde que inaugurado, o Ecoponto foi responsável pela reciclagem de 242.510 toneladas de pneus

No começo de abril, o Ecoponto Municipal deverá encaminhar mais de três mil pneus para o estado de Goiás. O último carregamento para a fábrica de cimento Policarpo e Cia LTDA, responsável pela utilização de pneus na fabricação de lama asfáltica e na alimentação de caldeiras, ocorreu no dia 13 de fevereiro – quando 13.8 toneladas de pneus tiveram destinação correta. No entanto, em pouco mais de dois meses, o local já está com 50% de sua capacidade ocupada, segundo o coordenador do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Antônio Luiz Teixeira Empke.
Ele explica que a rápida lotação não é para menos. Por dia, o Ecoponto chega a receber em torno de 60 pneus de todos os tamanhos. “Isto demonstra a participação das borracharias e revendedoras de pneus da Cidade. Estamos falando de mais de 242 toneladas de pneus que tiveram uma destinação correta. Agora, imagine se tivéssemos essa quantidade de pneus espalhadas pela Cidade?!”, disse.
Dados do Ecoponto apontam que desde 2008, quando inaugurado o local de coleta, até fevereiro deste ano, mais de 242.510 toneladas de pneus foram encaminhadas para a fábrica. Apenas neste ano, já somam quatro viagens realizadas: uma no dia 21 de janeiro (15,5 t); duas no dia 27 do mesmo mês (17.1 e 16.2 t) e a última no dia 13 de fevereiro, quando foram encaminhadas 13.8 toneladas de pneus ao município de Cesarina (GO), onde a fábrica está implantada.
De acordo com Empke, as próximas viagens foram agendadas para o começo do próximo mês, dias 7 e 8. O transporte é feito por uma transportadora conveniada à Associação Nacional da Industria de Pneumáticos (ANIP). “Esta empresa possui 18 carretas que percorrem todo o Brasil apenas para a coleta de pneus inutilizados. Por isto, é necessário o agendamento de viagens. Além disso, também precisamos da ajuda do Exército. A 2ª Companhia de Infantaria nos cede soldados para ajudar no carregamento”, completou. Antes da viagem, Empke tenta programar o transporte apenas de pedaços de pneus. Ele acredita que somente com essas partes seja possível lotar um caminhão. (R.P)