Veículos de Comunicação

Oportunidade

Empresários abrem frentes de trabalho para internos do semiaberto de Paranaíba

Os termos de cooperação mútua foram publicados no Diário Oficial do Estado (DOE) de hoje (25)

Doze empresas de Paranaíba firmaram convênio com a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) para a ocupação de mão-de-obra prisional. Os termos de cooperação mútua foram publicados no Diário Oficial do Estado (DOE) de hoje (25), e estabelecem a contratação de internos em regime semiaberto e aberto na cidade, que receberão um salário mínimo pelos serviços prestados.

O salto no número de empresas interessadas em dar empregos a reeducandos deve-se, além do esforço da Agepen, por meio da Diretoria de Assistência Penitenciária (DAP) e da direção do Estabelecimento Penal de Regime Semiaberto de Paranaíba, ao apoio do juiz titular Francisco Vieira Andrade Neto, da Vara Criminal e da Infância e Juventude da Comarca, que incentivou aos empresários a darem oportunidade de trabalho aos internos.

Segundo o magistrado, a resposta dos empresários é excepcional e a impressão de sucesso da iniciativa é totalmente positiva. “Talvez seja o início, uma semente plantada, para que possamos alcançar conquistas para Paranaíba nos temas ressocialização de presos e segurança pública”, ressaltou. “No momento em que o preso tem possibilidade de ser reintegrado, tendo trabalho, oportunidade e condições de contribuir para o sustento de sua família, ele também tem dignidade para se sustentar e não terá necessidade de agredir a sociedade”, completou.

Dados do Sistema Penitenciário apontam que a oportunidade de emprego ajuda a diminuir sensivelmente o índice de reincidência criminal, já que, enquanto entre os internos que não trabalham o percentual é de cerca de 80%, o de reeducandos que estão empregados é de 5%.