Veículos de Comunicação

Oportunidade

Petroleiros e PETROBRAS firmam acordo

Segundo a federação, os petroleiros pleiteavam maior participação nos lucros da empresa e melhores condições de segurança

Nesta sexta-feira (27) a FUP (Federação Única dos Petroleiros) decidiu indicar o fim da greve de cinco dias, depois de alcançar um acordo com a Petrobras sobre condições de trabalho e benefícios, afirmou João Antonio de Moraes, coordenador da entidade.


Segundo a federação, os petroleiros pleiteavam maior participação nos lucros da empresa e melhores condições de segurança, além do pagamento de horas extras nos feriados, entre outras reivindicações.


A participação dos empregados nos lucros da Petrobras, que em 2008 foi recorde em 33 bilhões de reais, subiram de 4,17 para 4,5 por cento. A empresa concordou ainda em pagar horas extras referentes ao feriado de 1o de maio. Além disso, vai tentar evitar demissões junto a empresas terceirizadas e aumentar as condições de saúde e segurança dos trabalhadores da companhia.


Ele explicou ainda que os petroleiros vão retornar aos poucos a seus trabalhos a partir desta sexta-feira.


Moraes afirmou que os sindicatos ligados à FUP vão se reunir em assembléias em seus Estados para decidir sua posição sobre o acordo, enquanto os trabalhadores em vários locais voltarão aos seus postos de trabalho.


Ele explicou que se qualquer dos sindicatos não aprovar o acordo, uma nova paralisação poderia ser iniciada, mas não imediatamente.