Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Construção civil esquenta a economia do Município

Em Três Lagoas, os empresários ficam otimistas e acreditam no aumento de vendas

A redução do imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) sobre material de construção, anunciada na segunda-feira (30), pelo governo federal, deverá ser repassada imediatamente para o consumidor em algumas redes de varejo.

Na média, a queda nos preços ficará entre 5% e 8,5%, segundo estimativas da Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco).


“O anúncio de hoje complementa as demais medidas anunciadas na semana passada, como o pacote habitacional e vai dar mais segurança à população”, afirmou o presidente da entidade, Claudio Conz, destacando que o setor teve uma queda de 12% nas vendas do primeiro bimestre. Para o empresário trêslagoense José Muniz, haverá aquecimento nas vendas daqui para frente. Ele calcula em torno de 15%. “Uma ótima medida, inclusive, para a manutenção dos empregos no setor”, observou.

A medida faz parte do pacote tributário do governo federal e que também prevê alíquota zero do IPI para 30 itens de material de construção (dentre eles, cimento, tinta, banheiras, chuveiro elétrico.

Para atrair os consumidores, as redes de varejo passaram o dia correndo para fazer o anúncio aos consumidores. As campanhas com a redução do IPI sobre produtos já começam a partir de hoje (1º) na mídia nacional.


“Hoje (ontem, 31) nos reunimos justamente para discutir isso, campanha publicitária, principalmente em cima do cimento que deverá ter uma venda maior”, afirmou.


Muniz, que há 28 anos está no mercado. Todos os produtos com redução de IPI serão destacados na loja. “Essa medida vai aquecer a economia e mudar o ânimo dos consumidores”, acredita ele.


Ontem (31) à tarde, três operários estavam revirando concreto, utilizando cimento, areia e pedrisco.


“Vai cair [preço do cimento]? É muito bom”, disse um dos pedreiros que assentava tijolos no muro nos fundos do Colégio Salesiano, na confluência das ruas João Carrato com Bom Jesus da Lapa, no bairro Lapa.