Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Detran adverte duas autoescolas do Município

Ao todo, 91 autoescolas de Mato Grosso do Sul não atingiram os índices exigidos pelo Detran

Duas autoescolas de Três Lagoas foram advertidas pelo Departamento de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran/MS) por não atingirem os índices mínimos de aprovação ou ultrapassarem o número máximo de ausências. A lista, disponível no site oficial do Detran (www.detran.ms.gov.br), é referente aos exames teóricos e práticos do mês de fevereiro e também foi divulgada no Diário Oficial de ontem (1º).


De acordo com Detran, no Município, não atingiram os índices exigidos as autoescolas: Grand Prix e Bom Jesus. Na primeira, a escola teve 15,51% de ausentes registrados – dos 58 candidatos agendados, nove não compareceram ao exame teórico.

O índice máximo de ausências aceitável é de 10%. A Grand Prix também foi advertida pelo número de ausências no exame prático: 27,77% dos candidatos não compareceram.


Enquanto isso, o CFC Bom Jesus foi advertida devido ao índice mínimo de aprovação no exame prático. Conforme o Detran, o centro de formação teria atingido a média de 45.87% de aprovação (50 aprovações para 113 candidatos).


Ainda nos exames práticos, o menor desempenho no índice de aprovação (dentro do mínimo exigido) foi da autoescola Grand Prix, com 61.53% de aprovação e o maior foi o da Melo da Skina, com 79.01%.


No exame teórico, dois centros de formação de condutores permaneceram no limite: ambas com 60% de aprovação. O maior desempenho foi de 72.22% de aprovação. Atualmente, Três Lagoas conta com cinco autoescolas.

ESTADO

Ao todo, 91 autoescolas de Mato Grosso do Sul não atingiram os índices exigidos pelo Detran. Hoje, o Estado conta com 215 Centros de Formação credenciados. Conforme o Detran, a divulgação do índice obedece a Portaria N, 65, que prevê a suspensão de dez dias, caso o CFC tenha três advertências consecutivas ou quatro alternadas no período de um ano.


Para o presidente do Detran, Carlos Henrique Santos Pereira, o índice é uma forma de fiscalizar a qualidade do ensino nos CFCs. “Os alunos só fazem o teste teórico e prático, quando estão realmente preparados, caso contrário sua autoescola pode ser penalizada”, explica.


O desempenho dos CFCs é divulgado todo dia 15 e pode ser acessado pela internet. (R.P)