Veículos de Comunicação

Oportunidade

Automação industrial chega a Três Lagoas através do Senai

Primeira fase é a capacitação de instrutores, como multiplicadores da qualificação profissional

No Brasil, falar de robôs ainda é um tema de ficção. Jackson Matsuura, professor da área de Sistemas de Controle do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), de São José dos Campos (SP) e coordenador da seleção brasileira de robótica, pondera que o país tem qualidade de pesquisa teórica muito boa, mas aplicação industrial muito restrita. Ou seja, os projetos não saem do papel.


Segundo ele, isto se deve à falta de atuação da indústria no segmento e ao pouquíssimo investimento feito pelo governo. "Faltam verbas específicas e políticas de desenvolvimento para o setor. Tudo o que é feito de pesquisa e projetos no Brasil está ligado às universidades", lembra o professor.


Por outro lado, a automação industrial é muito forte, pois conta com a força do parque industrial do Brasil e impulsiona a produção.


E é justamente nisso que o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), em Mato Grosso do Sul, está apostando na qualificação profissional dos instrutores para que estes levem os conhecimentos aos seus alunos e com isto tenhamos pessoal capacitado para atender o mercado industrial em expansão no Estado, principalmente, na região de Três Lagoas.

CAPACITAÇÃO

Desde segunda-feira (30), oito técnicos da cidade, da Capital, de Dourados e Rio Verde, estão participando, no Centro de Formação Profissional José Paulo Rimoli, escola do Senai em Três Lagoas, da Capacitação Operacional de Instrutores no moderno Sistema de Robótica Aplicada à Manufatura Integrada, cujo facilitador é o engenheiro da Festo Automação, Paulo Vellinger Rosa (expert em mecatrônica e automação), que veio de São Paulo para dar o curso.


Ontem (1º), a capacitação teve continuidade no Centro de Formação Profissional “José Paulo Rímoli”, onde os instrutores estão tendo oportunidade de conhecer as estações de distribuição, seleção, furação, robô industrial, periférica de montagem e “estação buffer” (memória temporária informatizada, utilizada para escrita e leitura de dados).


A planta de automação, considerada a mais moderna do Brasil, foi adquirida com recursos do Senai/MS e importada da Alemanha, exclusivamente para compor o Laboratório de Eletro-Eletrônica do Centro de Formação Profissional de Três Lagoas.
 
DESENVOLVIMENTO

Esta iniciativa do Departamento Regional do Senai visa melhorar a qualidade dos serviços oferecidos para a Indústria local e regional, além de colocar a unidade de Três Lagoas entre as escolas detentoras do maior nível de tecnologia disponível dentro do Estado.


“As aplicações desse curso poderão ocorrer nas fábricas da VCP, IP, Mabel, Cortex, entre outras; neste curso, os instrutores saberão como funcionam todos os estágios de uma linha de produção, em escala reduzida”, disse o engenheiro Paulo Rosa, apontando um robô que auxilia a capacitação prática.


O curso será realizado até amanhã (3) no Laboratório de Automação do Centro de Formação Profissional da unidade local do Senai.