Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Samu divulga balanço de operações de junho a fevereiro

Segundo os números, o Samu fez 3839 atendimentos ?in loco?

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Três Lagoas divulgou o balanço de oito meses de atuação no município. A abertura de trabalhos do Serviço aconteceu no dia 30 de junho do ano passado. O balanço compreende do dia 30 de junho de 2008 até fevereiro deste ano.

Segundo os números, o Samu fez 3839 atendimentos “in loco” com a Unidade de Suporte Básico (USB) e a Unidade de Serviço Avançado (USA), destaque para o mês de outubro com 635 atendimentos.

O número de trotes superou o de atendimentos totalizando 5438 ligações não pertinentes. Destaque para o mês de setembro de 2008, com 815 trotes.

O Samu atendeu nesses oito meses 486 acidentes de trânsito. O mês com o maior número de atendimentos nesse sentido foi outubro de 2008 registrando 85.

O número de atendimentos clínicos fechou em 1850 com destaque para o mês de outubro com 290 ocorrências.

Foram registradas 122 agressões que necessitaram da intervenção do Samu com destaque para o mês de novembro com 20 ocorrências.

Ferimentos por arma branca superaram os por arma de fogo em oito ocorrências. Foram 38 ocorrências de ferimentos por arma branca contra 30 de arma de fogo.

Em oito meses o Samu atendeu 48 óbitos das mais diversas naturezas.

MOTOCICLETA

Em dezembro o Samu recebeu uma motocicleta do Ministério da Saúde, no entanto esta ainda não está em ação nas ruas. O motivo é que os quatro técnicos em enfermagem chamados do último concurso estão em fase de treinamento. De acordo com a coordenadora do Samu, Mireilly de Souza Queiroz a previsão é que até junho a moto já estará nas ruas.

Segundo o ministro da Saúde, José Gomes Temporão as motocicletas já são usadas por vários países como França e Alemanha, que desenvolvem esse sistema de atendimento de emergência há mais tempo. “A moto consegue em média chegar de três a oito minutos antes da ambulância, o que trará uma redução significativa no impacto de lesões”, afirmou em dezembro na solenidade de entrega de motocicletas em Brasília.