Veículos de Comunicação

Três Lagoas

AEMS participará do 3º Feirão da Saúde

Instituição se destaca em meio à população com serviços de orientação voltada a saúde da comunidade local

A Associação de Ensino e Cultura de Mato Grosso do Sul – AEMS estará participando no próximo sábado (4), do 3º Feirão da Saúde. O evento que acontece das 8h às 12h, na Praça Senador Ramez Tebet, é promovido pela prefeitura de Três Lagoas/MS, em parceria com órgãos e entidades do município, com objetivo de integrar todos os programas voltados à saúde. Acadêmicos e professores dos cursos de Biomedicina, Educação Física e Fisioterapia, por sua vez, vão novamente trabalhar em prol da população. Seu primeiro destaque ocorreu na própria instituição de ensino, por ocasião do Dia Internacional das Mulheres, comemorado no último dia 08 de março. Na ocasião, alunos sobre a orientação de professores, desenvolveram várias atividades voltadas à saúde da mulher, reunindo cerca de 150 mulheres da cidade. Desta vez, a associação de ensino além de ações voltadas para a área da saúde, desenvolverá também palestras, entre outros. Ainda acontecerá demonstração de técnicas de higiene, do auto-exame para prevenção do câncer de boca, e apresentação em vídeo sobre saúde bucal. Também será oferecida verificação da pressão arterial, teste de colesterol, vacina contra hepatite, antitetânica e rubéola.

O evento – Promovido pela Secretaria de Saúde da prefeitura de Três Lagoas/MS em parceria com órgãos e entidades municipais reuniu em sua segunda edição, no ano passado, o número total de sete mil atendimentos a população. Ivanilde Costa Hernandes, Coordenadora do Núcleo de Educação em Saúde, responsável pela organização do evento, para este ano pretende superar a marca já existente.

“Nossa expectativa é que o número total de atendimento chegue a 15 mil. Estamos montando uma estrutura capaz de realizar esse trabalho. Queremos que a cada feirão um número maior de pessoas sejam atendidas, afinal esse é o nosso objetivo, proporcionar atendimento à população treslagoense”, finalizou.

Dentre as ações disponibilizadas à população, estão incluídas desde demonstração de carros, com UBV, maquinários e utensílios usados na borrifação e trabalho de campo no controle de endemias, manequins representando uso do EPI pelos agentes de saúde, mostruários das fases lavrarias dos mosquitos e lupa para identificação das larvas, até teste de glicemia e colesterol e, tudo isso gratuitamente.

Para garantir o sucesso das ações a serem disponibilizadas à população, vários estandes como o do Corpo de Bombeiros, SESI, SESC, UFMS, AEMS, entre outros, sendo que cada um vão atuar junto ao feirão prestando serviços dentro de suas respectivas áreas.