Veículos de Comunicação

Oportunidade

Municípios discutem propostas para enfrentamento de violência contra mulher

No dia 5 de março, o Estado aderiu ao Pacto Nacional em evento com a presença da ministra Nilcéia Freire.

A Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para Mulheres realiza durante esta quinta-feira (2) o Fórum Estadual de Organismos Governamentais de Políticas Públicas para Mulher. No evento, os municípios do Estado se reúnem para discutir propostas a serem sugeridas para o Pacto Nacional de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, do governo federal.

      No dia 5 de março, o Estado aderiu ao Pacto Nacional em evento com a presença da ministra Nilcéia Freire. Com isso, Mato Grosso do Sul poderá pleitear a inclusão em projetos nacionais de prevenção e atendimento às mulheres em situação de vulnerabilidade ou que foram vítimas de violência.

    Mesmo com a inclusão nas ações federais, os municípios contribuem com suas particularidades. No Estado, algumas cidades têm características próprias, podendo ser rurais, industrializados, de fronteira, rurais com assentamentos, dentre outros tipos. Durante o Fórum, as coordenadorias municipais terão acesso às informações para subsidiar as ações locais.

     “Um dos desafios para Mato Grosso do Sul é regionalizar as atividades do Pacto. E somente ouvindo quem coordena estas atividades é possível contemplar mais pessoas”, declara Carla Stephanini, coordenadora estadual de políticas públicas para as mulheres.

     Em Nova Andradina, a rede de enfrentamento à violência contra a mulher está bem estruturada, com a participação das polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros e do poder judiciário. A tarefa já discutida no fórum passa a ser outra, como explica Edna Chulli, coordenadora municipal de políticas públicas para as mulheres. “Estamos buscando formas de recuperar ou proporcionar a autonomia para as mulheres, com a prevenção da violência por meio de palestras, orientações, e também em projetos de geração de renda, para que elas consigam sustentar suas famílias,”afirma.

     Nova Andradina é o terceiro município de Mato Grosso do Sul a possuir um Centro de Atendimento à Mulher vítima de violência. No Fórum, participam as cidades de Campo Grande, Dourados, Sidrolândia, Aquidauana, Nova Alvorada do Sul, Dois Irmãos do Buriti, Nova Andradina, São Gabriel do Oeste, Japorã, Itaquiraí e Corguinho.