Veículos de Comunicação

Três Lagoas

SAMU registra mais de 5 mil trotes em 9 meses

Apenas no primeiro bimestre deste ano, o SAMU socorreu seis vítimas de disparos de arma de fogo e oito de esfaqueamentos

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) divulgou nesta semana o balanço de atendimentos realizados desde a implantação, em junho de 2008, até fevereiro deste ano. No entanto, o que mais chama a atenção é o número de trotes registrados pelo novo serviço de resgate, que quase se iguala ao número de atendimentos.
De acordo com o levantamento, no período de nove meses, as equipes de resgate realizaram 6.143 atendimentos. Em contrapartida, foram 5.438 trotes registrados. O problema das falsas chamadas atingiu o seu pico nos meses de setembro, dezembro e janeiro, quando as telefonistas do SAMU atenderam 815, 711 e 810 trotes, respectivamente.
A situação fez com que a direção do órgão realizasse uma campanha de conscietização nas escolas no começo deste ano. O objetivo era pedir para as crianças que não chamassem o serviço a não ser casos de real necessidade. A medida parece ter surtido resultado, embora ainda pequeno.
No mês de fevereiro, por exemplo, o índice de falsas chamadas reduziu para 561.

ATENDIMENTOS

Ainda segundo levantamento do SAMU, de 30 de junho à fevereiro, foram registrados 3.839 ocorrências; 486 acidentes de trânsito; 1.850 atendimentos clínicos; 122 agressões; 38 casos de ferimentos por arma branca;  30 casos de ferimento por arma de fogo e 48 óbitos.
Os meses com maior número de acidentes foram outubro e setembro, com 85 e 77 acidentes atendidos. Já em relação aos ferimentos por arma branca, o mês com maior índice foi dezembro, com 14 registros.
Apenas no primeiro bimestre deste ano, o SAMU socorreu seis vítimas de disparos de arma de fogo e oito de esfaqueamentos.  (R.P)