Veículos de Comunicação

Oportunidade

Etapa estadual da Conseg terá eleição para escolha de representantes para a nacional

A eleição acontece no último dia do encontro e somente os segmentos que participam do processo de escolha podem votar.

Mato Grosso do Sul terá 30 representantes na 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública (Conseg). Destes, 13 são trabalhadores da segurança pública no Estado, 17 serão representantes da sociedade civil e outros 13 são dirigentes dos órgãos de segurança. Os representantes dos trabalhadores e da sociedade civil será escolhida através de uma votação que acontece durante a etapa estadual da conferência.

 De acordo com a mobilizadora no Estado, Maria Thereza Teixeira, representante do Ministério da Justiça (MJ), os dois segmentos que participam da votação podem indicar diversos candidatos no segundo dia da conferência. A eleição acontece no último dia do encontro e somente os segmentos que participam do processo de escolha podem votar. Os dirigentes – que são indicados – não votam.

“A eleição é um processo que permite que outras lideranças também apareçam. Esta votação entre os segmentos reforça a possibilidade de diálogo entre estes participantes”, afirma a mobilizadora. Ela disse ainda que, a questão de gênero é observada na escolha dos representantes. Assim, em um segmento onde a maioria dos participantes é do sexo masculino, 30% das vagas é destinada às mulheres, ou vice-versa. Na cédula de votação há espaço para três candidatos de cada segmento serem votados. O eleitor não poderá votar em três candidatos do mesmo gênero, ou seja, somente dois candidatos escolhidos podem ser do mesmo sexo.

A fase estadual será realizada em julho – de 15 a 17 -, na Capital. A Conferência Nacional acontecerá entre 27 e 30 de agosto, em Brasília. Esta será a primeira vez que a sociedade brasileira participará do processo de discussões de um novo modelo de segurança pública para o país.