Veículos de Comunicação

Três Lagoas

TL dá a largada para o cadastro voluntário de medula óssea

Segundo a responsável pelo setor no município, Vânia Nahas, existem atualmente 70 pessoas cadastradas no banco de dados

O Hemonúcleo de Três Lagoas já começou a cadastrar voluntários para possíveis doações de medula óssea. Segundo a responsável pelo setor no município, Vânia Nahas, existem atualmente 70 pessoas cadastradas no banco de dados aguardando um receptor. A mobilização “boca-a-boca” foi iniciada a exatamente um mês, no dia 3 de março. 

Esse cadastro é nacional, e segundo Vânia existem cerca de duas mil pessoas na lista de espera em todo o Brasil. “Essas pessoas aguardam uma oportunidade de continuarem vivendo, esse cadastro assegura a esperança de quem necessita”, disse Vânia.

A maior probabilidade para um paciente é encontrar um doador  entre seus irmãos e irmãs. Entretanto, somente 30% dos pacientes conseguem um doador compatível entre  membros de sua família. A probabilidade de encontrar-se um doador compatível  fora  do  núcleo  familiar  pode  ser  de uma em um milhão. Fatores étnicos  têm  um papel fundamental, pois, um paciente necessitado de um transplante tem maiores chances de encontrar um doador compatível entre pessoas de sua mesma raça ou grupo étnico.

MOBILIZAÇÃO

Nos dias 15 e 16 de maio haverá campanha intensa em Três Lagoas para cadastrar o maior número possível de futuros doadores. A informação é da responsável pelo setor de medula óssea do Estado, Lucéia Maria Fernandes da Silva. Na ocasião haverá mobilização em empresas e escolas com cartazes e panfletos.

O QUE É A MEDULA ÓSSEA?

A medula óssea é um tecido líquido encontrado no interior dos ossos. É responsável por produzir as células do sangue, ou seja, glóbulos brancos, glóbulos vermelhos e plaquetas.

QUEM PODE DOAR?

Qualquer pessoa entre 18 e 55 anos em bom estado de saúde. O doador é identificado geneticamente por meio de um exame e é inscrito no Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de medula óssea (REDOME). Essa pequena doação não vai lhe fazer falta, pois, a  medula óssea doada será recomposta em apenas 15 dias. Você também não precisa morrer para ser um doador de medula óssea, pois, esse  tipo de doação somente é feito em vida. 

SERVIÇO

Em Três Lagoas o cadastro é realizado no Hemonúcleo. Mais informações pelo telefone 3522 7959, falar com Vânia Nahas, responsável pelo setor de cadastro de medula óssea.