Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Governador inaugura duas pequenas hidrelétricas

Puccinelli entregou também obras em Água Clara e lançou construção de ponte

O governador André Puccinelli, acompanhado do secretário estadual de Obras, Edson Giroto, deputado federal Wlademir Moka, deputados estaduais Jerson Domingos e Diogo Tita e dos prefeitos Jocelito Krug (Chapadão do Sul) e Edvaldo Queiroz (Água Clara), esteve ontem (6) visitando a região do Bolsão.


O objetivo da visita foi inaugurar duas Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs), pertencentes ao Grupo Atiaia Energia, construídas no rio Sucuriú, entre os municípios de Chapadão do Sul e Água Clara.


As duas unidades geradoras de energia elétrica foram construídas dentro do Programa de Incentivo às Fontes Alternativas de Energia Elétrica (Proinfa), criado em 2002 pelo governo Federal e controlado pela Eletrobrás.

A solenidade aconteceu na PCH Buriti, no distrito de Pouso Alto, em Água Clara, na divisa com o município de Chapadão do Sul. Esta pequena hidrelétrica possui capacidade de geração de 30 megawatts de energia. Foi também ativada a PCH Porto das Pedras, de 28 megawatts.

Juntas, as duas pequenas usinas vão assegurar uma produção de 420 mil MW por ano, energia suficiente para abastecer uma cidade com população de 200 mil habitantes. As duas unidades já estão inseridas à demanda do Sistema Interligado Nacional (SIN), que controla todo o abastecimento de energia elétrica no País.


“Até 2010 Mato Grosso do Sul se tornará autosustentável na produção energética, e queremos ser exportadores para outras regiões do Brasil”, disse André. Para o governador, a concretização de investimentos desse porte tem significado especial num momento de crise. “Hoje em dia não está muito fácil empreender, vivemos um tempo de falta de crédito. Por isso o momento é de agradecer a quem empreende, ante as perspectivas econômico-financeiras ainda oscilantes”, ressaltou.

PONTE

Ainda no distrito de Pouso Alto, a comitiva do governador André Puccinelli participou de solenidade de abertura de concorrência pública para a construção de uma nova ponte sobre o rio Sucuriu. Neste projeto, serão aplicados investimentos acima de R$ 1 milhão.

A nova ponte de concreto, com 72 metros de extensão, vai substituir a antiga ponte de madeira ali existente. Com a execução desse projeto, melhoram as condições de tráfego pela MS-320, também conhecida como Estrada do Alto Sucuriú, rodovia que parte do entroncamento da BR-158, em Três Lagoas e faz ligação com os municípios de Inocência e Água Clara. Os primeiros 20 quilômetros desta estrada foram recentemente pavimentados pelo governo do Estado.


No início da tarde de ontem (6), André Puccinelli deslocou-se para a  cidade de Água Clara, onde entregou obras urbanas, executadas com recursos do governo do Estado.


Foi inaugurada a rotatória da entrada
da cidade e o asfalto que liga a principal avenida de Água Clara à incubadora COBB Vantress, maior granja de genética avícola do mundo. Com recursos de R$ 2.359.723,88 dos cofres estaduais, foram pavimentados três quilômetros do ramal da MS-324, prolongamento da avenida Benevenuto Ottoni até o entroncamento com a BR-262. Além do asfalto, o trecho ganhou iluminação pública.