Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Audiência Pública apresenta ações da LDO 2010

As ações foram apresentadas pelo diretor de contabilidade da Secretaria de Finanças Gilmar Meneguzzo

Aconteceu nesta na manhã (7), na Câmara dos Vereadores a audiência pública sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2010.

A LDO define as metas e prioridades da administração municipal, bem como orienta a elaboração dos orçamentos fiscal e da seguridade social, além de fixar limites para a elaboração de proposta orçamentária do Legislativo, alterações na legislação tributária, nas despesas com pessoal e encargos sociais e precatórios judiciais.

As ações foram apresentadas pelo diretor de contabilidade da Secretaria de Finanças Gilmar Meneguzzo. Os vereadores têm até o dia 15 de junho para protocolar o projeto da LDO.

LDO

No Brasil, a Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO tem como a principal finalidade orientar a elaboração dos orçamentos fiscal e da seguridade social e de investimento do Poder Público, incluindo os poderes Executivo, Legislativo, Judiciário e as empresas públicas e autarquias. Busca sintonizar a Lei Orçamentária Anual -LOA com as diretrizes, objetivos e metas da administração pública, estabelecidas no Plano Plurianual. De acordo com o parágrafo 2º do art. 165 da Constituição Federal, a LDO:

-compreenderá as metas e prioridades da administração pública, incluindo as despesas de capital para o exercício financeiro subseqüente;

– orientará a elaboração da LOA;

– disporá sobre as alterações na legislação tributária; e estabelecerá a política de aplicação das agências financeiras oficiais de fomento.

A Constituição não admite a rejeição do projeto de lei de diretrizes orçamentárias, porque declara, expressamente, que a sessão legislativa não será interrompida sem a aprovação do projeto de lei de diretrizes orçamentárias (art. 57, § 2º.).