Veículos de Comunicação

4

Whirlpool fecha fábrica na China e demite 600

A fábrica a ser fechada fica em Xangai e sua produção será deslocada para a joint venture.

A Whirlpool, maior fabricante de eletrodomésticos do mundo, anunciou o fechamento de uma fábrica de máquinas de lavar roupas na China com o objetivo de reduzir custos no que considera seu mercado mais fraco. No Brasil, a companhia é fabricante das marcas Brastemp e Cônsul por meio da subsidiária Multibrás.

A fábrica a ser fechada fica em Xangai e sua produção será deslocada para a joint venture (associação) Hisense-Whirlpool na província de ZheJiang, que também fabrica refrigeradores. Cerca de 600 funcionários serão demitidos. A empresa disse que espera reduzir os custos com uma maior utilização da fábrica de ZheJiang. A parceria com a Hisense Kelon foi formada em abril de 2008.

A companhia informou que sua sede, seu centro de pesquisa e desenvolvimento e suas operações comerciais e administrativas continuarão em Xangai, onde trabalham 480 pessoas.

Analistas disseram que a decisão da Whirlpool não surpreende. "A Ásia não é uma região onde a empresa tem visibilidade substancial", afirmou David MacGregor, analista do Longbow Research, em Ohio. "Uma joint venture é uma maneira sensata de desenvolver sua presença", afirmou. MacGregor lembrou que a empresa enfrenta fortes competidores no mercado asiático, como as coreanas LG e Samsung e o chinês Haier. Cerca de US$ 600 milhões, dos US$ 19 bilhões em vendas da empresa no ano passado, vieram da Ásia. As informações são da Dow Jones.